Conservatório Carlos Gomes celebra a vida e a obra de Orlando Fagnani

Para celebrar os 99 anos do nascimento de Orlando Fagnani, nesta terça-feira, 28 de setembro, o Conservatório Carlos Gomes está lançando em suas plataformas digitais diversos vídeos que permitirão resgatar a memória da vida e da obra do compositor campineiro, morto em 1977. O primeiro vídeo, lançado na noite de segunda-feira, dia 27 de setembro, reúne três apresentações históricas da “Cantata da Primavera”, uma das principais obras de Fagnani, marcando também a chegada da estação e das flores.

A semana dedicada à memória de Orlando Fagnani pode ser acompanhada pelo canal do Conservatório Carlos Gomes no Youtube, sempre a partir das 20h. O primeiro vídeo já está disponível.

Lara Ziggiatti Monteiro, porta-voz do Conservatório Garlos Gomes, explica que o objetivo de promover uma semana dedicada a Orlando Fagnani é “estreitar a distância entre a música e a população, e incentivar o surgimento de novos compositores na cidade”.

As apresentações retratadas no primeiro vídeo fazem parte do acervo do Conservatório Carlos Gomes. A primeira delas, com participação do coral e da orquestra do Conservatório, sob a regência de Edmundo Hora, foi transmitida pela TV Cultura, dentro do programa “Ligue para um Clássico”, em 1983, com apresentação do maestro Walter Lourenção.

A segunda é de 1987, quando a Orquestra de Câmara do Conservatório Carlos Gomes se apresentou na Catedral Metropolitana de Campinas, sob a regência do maestro José Eduardo Gramani. E para finalizar, o Conservatório está disponibilizando a gravação do Coral de Meninos Cantores de Campinas, do Conservatório Carlos Gomes, apresentando-se com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, no Teatro Castro Mendes, em 2017, nas comemorações dos 90 anos da escola.

Para Lara Ziggiatti Monteiro, o Conservatório Carlos Gomes tem contribuído, ao longo de sua história, para a preservação e a continuidade da cultura de Campinas. “Nós queremos salientar e ressaltar a obra de todos os campineiros ilustres que tivemos. Assim como Carlos Gomes, nosso eterno patrono, temos de colocar em evidência todos os músicos que contribuíram para a elevar o nome de nossa cidade no cenário cultural brasileiro”, diz.

Documentário

Ainda nesta semana, o Conservatório Carlos Gomes apresentará um documentário com depoimentos de personalidades da cultura de Campinas sobre a obra de Fagnani, e um vídeo da orquestra do conservatório com gravações atuais das obras do compositor campineiro, além de outras surpresas.

“O público vai poder conferir os vídeos no nosso canal do Youtube durante a semana. É um material rico e produzido com muito carinho, feito por várias mãos, de muitos amantes da cultura e da história da nossa cidade, a quem somos muito gratos”, afirma Lara.

A porta-voz do Conservatório já anuncia os planos para o ano que vem, quando será celebrado o centenário de Fagnani. “A ideia é promover um concurso, para incentivar a aparição de novos jovens músicos na cidade, e também retornarmos às apresentações presenciais”, diz.

Sobre o Conservatório Carlos Gomes
O maestro campineiro Antônio Carlos Gomes tinha o sonho de construir, em sua cidade natal, um conservatório de música. Foi em sua homenagem que Catharina Ziggiatti inaugurou essa escola, em 1927, e a entregou a seu filho, Miguel Ziggiatti. Ele esteve à frente do projeto por 35 anos, e depois passou a direção à sua sobrinha, Léa Ziggiatti, que a mantém até hoje.

O Conservatório segue como um dos principais pontos de cultura e arte de Campinas, com estruturas fixas, como o Coral dos Meninos Cantores de Campinas, orquestras, conjuntos de câmara, grupos infantis e juvenis de teatro e de dança.