Costureiras do Jardim Bassoli realizam oficina "Costura e Identidade"

Renata Dias do Nascimento, Lindineide da Silva e Maria Madalena da Silva Corrêa são moradoras do Jardim Bassoli, em Campinas,  e se uniram em um projeto de costura que reaproveita e customiza materiais descartados. Para uma troca de saberes e fazeres, o grupo realiza a oficina gratuita "Costura e Identidade", na Casa de Cultura Itajaí, aberta ao público. A atividade tem o apoio da Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de Campinas.
  
As inscrições estão abertas e devem ser feitas no Portal Cultura https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais, até o dia 27 de março.
Durante a oficina, os participantes aprenderão a costurar e poderão confeccionar peças como tapetes de retalhos, fuxicos, entre outros. Todos os materiais utilizados serão fornecidas pelas costureiras.

O trabalho das três costureiras partiu de uma iniciativa da Fundação Feac de Campinas, quando começaram a traçar planos, sonhos, cultura e economia solidária a partir da reciclagem e customização do material descartado pela empresa de Correios. "Utilizamos bolsas de malote, capas de chuva e uniformes que seriam incinerados pela empresa e fizemos bolsas, mochilas para ciclistas  formando o Projeto Reciclista.  A meta atual é construir cem peças para que possam iniciar a comercialização das bolsas", afirma a costureira Renata. "Nós nos surpreendemos com o resultado do trabalho, nunca achamos que fôssemos capazes de conseguir. Nosso sonho é que tenham mais mulheres aprendendo e costurando conosco."
 
 
 
Serviço
Oficina "Costura e Identidade"
 
Quando: 29 de março a 7 de junho.  Sextas-feiras, das 13h30 às 16h30.  
Onde: Casa de Cultura Itajaí (Rua Benjamin Moloisi, 669 - Parque Itajaí II).
Inscrições: abertas até 27 de março no https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais
Vagas: 10.
Mais informações: (19) 3221 9312.