Cultura abre Campinas Festival Dance

O Campinas Festival Dance 2022 conta com a participação de 600 bailarinos, com mais de 150 coreografias, que serão apresentadas em dois dias, 17 e 18 de junho, no Teatro Municipal Castro Mendes. É a primeira edição do festival, que tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, Sanasa e demais patrocinadores.

O evento foi aberto nesta sexta-feira, 17 de junho, pela secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli. Ela destacou "a alegria de ter Campinas, uma cidade vocacionada para a dança e receber um festival que tem essa amplitude (o evento recebe pessoas de outros municípios e estados), consolidando a cidade como um polo de dança com essa notoriedade”.

Alexandra também ressaltou 'o trabalho incrível que a professora e diretora Érika Ramos faz em promover o festival'. “Ficamos muito felizes que essa primeira edição teve tanto sucesso e tantas adesões”.

A professora e diretora Érika Ramos falou sobre “a grande luta para conseguir realizar esse evento, mas a alegria de poder vê-lo acontecendo”. O objetivo do festival é valorizar a interpretação e a criação da dança em todas as modalidades e transmitir de forma natural e educativa o resgate das manifestações expressivas de nossa cultura. Érika ministra suas aulas no Stúdio de Dança, onde oferece bolsas gratuitas para alunos das escolas da rede pública de Campinas e para famílias de baixa renda, além de sua grade de aulas normais com alunos pagantes.

O vereador Jair da farmácia participou da abertura do festival representando a Câmara Municipal. Também participaram da abertura: Hena Vizel, representando a Eletiva O Corpo Fala e demais apoiadores; Mariclceise Januário da Mantenedora do Colégio Gênios; Guilherme Weiss, chefe do Setor de Ação Territorial da Secretaria de Cultura e Turismo; Adriana Pereira Souza, empresária; Sandra Ciocci, doutorada em Música pela Unicamp; Eliz Oliveira, proprietária da  Donnaliz  Estética e Júlio Pereira, empresário e sócio do Açougue São Carlos. A equipe de professores e apoio de Érika Ramos: Beatriz Ramos, Pâmela Andrade e Kathleen Ramos.