Cultura celebra Dia do Patrimônio Cultural

A data 17 de agosto celebra o Dia do Patrimônio Cultural. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas lembra o dia com uma reflexão sobre a importância do patrimônio cultural para a sociedade.

Patrimônio cultural é o conjunto de bens materiais e imateriais, práticas culturais que se destacam no ambiente urbano e nas manifestações populares por representarem heranças técnicas, estéticas e culturais de diferentes épocas e gerações. Em outras palavras, para um bem ser considerado patrimônio cultural, é preciso que ele preserve elementos da memória coletiva.

Produto da ação humana, o patrimônio cultural é bastante diversificado e sofre permanentemente alterações. Assim, ele pode originar-se de tempos remotos ou ser mais recente. Quando um patrimônio é representativo da cultura de gerações passadas, dizemos que é um patrimônio histórico. Um exemplo são as construções antigas e seus pertences. O patrimônio cultural, porém, é mais abrangente e engloba também as produções contemporâneas. Ele não se limita apenas ao aspecto histórico ou arquitetônico.

Por muito tempo, predominou uma visão histórica limitada a respeito do patrimônio cultural. Restringindo-se à historiografia oficial, ela considerava patrimônio apenas os bens de origem aristocrática, religiosa ou estatal. Seu reconhecimento baseava-se em critérios como antigüidade, monumentalidade ou excepcionalidade. Assim, dava-se ênfase aos bens materiais, sobretudo aos arquitetônicos, característicos de um modo de vida das elites. Recentemente, contudo, essa visão tem sido ampliada. Os critérios para o reconhecimento dos bens patrimoniais foram revistos e passaram a englobar a multiplicidade dos modos de vida em uma sociedade.

Um exemplo é o estabelecimento da modalidade do patrimônio industrial, que passou a ser visto como parte fundamental da memória coletiva e da identidade das populações urbanas. As edificações e complexos fabris, habitações operárias, estações ferroviárias e todo tipo de maquinário, implementos ou obras de infraestrutura relacionadas ao processo industrial de produção têm sido objeto de estudos visando à sua preservação. Outro avanço é o entendimento de que as obras arquitetônicas não devem ser vistas como objetos isolados, mas contextualizadas física, social e culturalmente, tornando relevantes os conjuntos urbanos e territoriais.