Cultura promove oficina para criação da Casa do Patrimônio na cidade

Campinas terá, a partir de junho, a Casa do Patrimônio, que irá trazer práticas e estudos para a preservação da memória e do patrimônio cultural da cidade.
 
O primeiro passo para a implementação acontece no próximo dia 16, sábado, das 9h às 16h, no Centro Cultural Casarão, com a primeira oficina que  reunirá técnicos do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),  especialistas da área e público em geral. Não há necessidade de inscrição prévia.
 
A atividade parte do Protocolo de Intenções assinado pela Prefeitura de Campinas com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e abordará aspectos conceituais e práticos relacionados à preservação do patrimônio cultural e à educação patrimonial.
  
A  iniciativa da Prefeitura em criar o espaço na esfera municipal vem ao encontro da política de vanguarda estabelecida na área do patrimônio cultural imaterial a partir do Programa Municipal de Patrimônio Imaterial (PMPI), criado em 2013. 
 
Ações
  
O PMPI, segundo a especialista em Cultura Marcela Bonetti, prevê ações necessárias que, por meio de sua relação dialógica,  possibilitem o apoio e fomento das práticas e também das ações educativas em seu caráter de preservação patrimonial e articulação com áreas afins e sociedade civil. 
  
A partir da implementação do projeto, a ideia é realizar um conjunto de ações educativas, de promoção e de fomento que articulem as áreas de Patrimônio Cultural com outros campos da ação pública e estimulem a participação da população na gestão da proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do Patrimônio Cultural. "Serão ações voltadas à valorização do direito à diversidade e à memória individual e coletiva", destaca a especialista. 
 
Marcela destaca, ainda, pontos relevantes, como a promoção permanente de oficinas, cursos e outros eventos voltados à socialização de conhecimentos e à qualificação de profissionais para atuar na área; a disponibilidade de espaços para o intercâmbio e difusão de conhecimentos; a manutenção e disponibilização de acervos e de informações sobre o patrimônio para acesso da população; o fomento e fortalecimento da atuação em redes sociais de cooperação institucional e com as comunidades.
 
O Centro Cultural Casarão está localizado na Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n. Terras do Barão. Barão Geraldo. Campinas.