Cultura realiza mediações e formação sobre leitura acessível e inclusiva

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, por meio da Coordenadoria de Bibliotecas, recebe na sexta-feira, dia 27de agosto e, no sábado, dia 28 de agosto, das 15h às 16h, duas mediações de leitura acessível e inclusiva para crianças, alunos e pessoas com e sem deficiência, famílias e organizações de pessoas com deficiência.

E na segunda-feira, 30 de agosto, das 9h às 12h, haverá a formação online mediações de leitura acessíveis e inclusivas para bibliotecários, profissionais da Educação, mediadores e agentes de leitura, famílias e organizações de pessoas com deficiência.

Todas as atividades são on-line, gratuitas, mas é preciso fazer inscrição para a formação, que será no dia 30. As inscrições estão abertas para 70 vagas e podem ser feitas por meio do link (https://forms.gle/95XRq4CBjm3ZPLCq9). As duas mediações de leitura acessível e inclusiva para crianças serão transmitidas pelo Canal Youtube Cultura Abraça Campinas.

As mediações e a formação on-line fazem parte do Programa Livros Acessíveis, que está sendo desenvolvido pela Mais Diferenças em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas é parceira do Programa Livros Acessíveis.

Sobre as mediações para crianças

As mediações de leitura apresentarão trechos de livros infantis em formato audiovisual acessível. Em seguida, a mediadora utilizará diferentes estratégias e recursos para envolver as crianças na narrativa, propondo atividades inclusivas e relacionadas às temáticas discutidas. As mediações contarão com interpretação em Língua Brasileira de Sinais.

Sobre a formação online

De forma prática e interativa, o encontro abordará o processo de mediação de leitura em contextos que envolvam pessoas com e sem deficiência. A partir dos livros em múltiplos formatos acessíveis desenvolvidos no âmbito do Programa Livros Acessíveis, serão tratados marcos legais, políticas públicas e conceitos relativos à inclusão de pessoas com deficiência em contextos educativos e culturais.

Além disso, serão discutidas as características dos diferentes formatos acessíveis e estratégias e práticas pedagógicas relacionadas ao uso desses materiais. O encontro será mediado por uma equipe multidisciplinar da Mais Diferenças. Serão ainda convidadas pessoas com deficiência que participaram do processo de desenvolvimento dos livros acessíveis. Caso haja demanda, a atividade contará com interpretação em Língua Brasileira de Sinais.

Programação

27/08 – sexta-feira - 15h às 16h - Mediação de leitura acessível e inclusiva para crianças de forma aberta e gratuita pelo canal Yotube Cultura Abraça Campinas.

28/08 - sábado - 15h às 16h - Mediação de leitura acessível e inclusiva para crianças de forma aberta e gratuita pelo canal Yotube Cultura Abraça Campinas.

30/08 - Segunda-feira - 9h às 12h -Formação e sensibilização de profissionais e mediações de leitura acessíveis e inclusivas.