Cultura e Sinfônica participam da 5ª Semana Nacional de Arquivos

A Secretaria Municipal de Cultura e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas participam da 5ª Semana Nacional de Arquivos, que está sendo realizada em todo o País entre os dias 7 a 11 de junho de 2021. Participam do evento, Marcela Bonetti, da Cultura e Carô Tenório, da Sinfônica. Elas participam do webinário 1 que será realizado na quarta-feira, 9 de junho, das 14h às 16h.

Marcela Bonetti falará sobre “A materialidade nos registros do Patrimônio Imaterial: a constituição do acervo documental/digital, acesso e difusão cultural”.

Carô Tenório, sobre “Arquivos de orquestra: reflexões sobre a constituição de um acervo musical e o papel do músico-arquivista”.

O tema do webinário 1 é "Os arquivos fora das instituições arquivísticas: uma discussão sobre acervos e políticas de memória". A abertura será com Antônio Carlos Galdino, do Arquivo Municipal de Campinas. A mediação será de Rafael de Araújo Oliveira, do Programa de Especialização em Patrimônio/Iphan.

Em Campinas, a organização da programação da 5ª Semana Nacional de Arquivos é da equipe do Arquivo Municipal. A escolha da temática propõe a reflexão sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, permitindo monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir aos cidadãos a proteção de seus direitos.

São outros objetivos da Semana ampliar o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas para capacitar os arquivos e seus profissionais, e a melhor compreensão de outros setores e o público em geral sobre o trabalho desenvolvido nos arquivos.

Os seminários virtuais serão realizados nos dias 9 e 11 de junho, sempre a partir das 14h, em um canal na internet. A programação nacional completa estará disponível a partir do início de junho no site http://semanadearquivos.an.gov.br.

Semana Nacional de Arquivos

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o Brasil. O objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos.

Em 2021, sua 5ª edição será de 7 a 11 de junho. A data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e ocorre a Semana Internacional dos Arquivos 2021, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

A data em homenagem aos arquivos faz parte de um calendário internacional. A cada ano, o ICA lança um tema diferente para inspirar os eventos. O deste ano é “Empoderando arquivos”.

No Brasil, o responsável por organizar a Semana é o Arquivo Nacional. Além de promover seus próprios eventos durante a Semana Nacional de Arquivos, o Arquivo Nacional realiza a mobilização das instituições para se engajarem na iniciativa e auxilia na divulgação da ação.