Curso on-line encerra primeira temporada do Projeto Acervo Escola

O Instituto Marco do Valle realiza nesta quinta-feira, 26 de agosto, das 14 às 16 horas, o curso on-line Diálogos com o Acervo. A participação é aberta a professores, pesquisadores, historiadores, artistas e pessoas interessadas em terem contato com um acervo artístico em fase de organização.

O curso será transmitido na página do Facebook (https://www.facebook.com/institutomarcodovalle) com certificação para participantes.

O curso encerra a primeira temporada do projeto Acervo Escola, contemplado pela Lei Adir Blanc, com apoio da Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, órgão do Ministério do Turismo.

Segundo a coordenadora do projeto, Julyana Troya, o contato com os documentos diretos e indiretos do acervo é uma forma lúdica de dialogar sobre arte e sobre as memórias de um artista que viveu no auge da arte contemporânea brasileira.

Marco do Valle (1954-2018) foi um artista multiexpressivo, pioneiro em muitas linguagens da arte contemporânea como a vídeo arte, a Arte Xerox, a Arte Tecnológica e das vascularizações que a área da escultura a apresenta que ele problematizou com suas instalações artísticas de grande porte. Inclusive, foi um dos fundadores do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde ministrou aula de Escultura por mais de 30 anos e formou 11 gerações de alunos.

O curso é uma forma de apresentar possibilidades de conexão com um acervo artístico, que vai da leitura e visualidade de documentos (negativos, fotografias, esboços, manuscritos, desenhos) até o entendimento de um trabalho finalizado e como isso pode se desdobrar em ações educativas, no caso de professores, ou objeto de pesquisa, para outros segmentos.

Durante o encontro, a equipe do Acervo Escola apresentará a repercussão de cada etapa da primeira temporada do projeto, iniciada em 2020. A primeira parte foi destinada à continuidade do trabalho com as peças que compõem o acervo desde a organização, higienização de cerca de 20% do acervo, até a digitalização e a efetivação no site do Instituto Marco do Valle.

A segunda etapa do Projeto Acervo Escola envolveu um curso para jovens artistas e iniciantes, com duração de 15 encontros, e deu origem à exposição virtual Acervo Escola, disponível no site do instituto (insitutomarcodovalle.com). A terceira etapa foi dedicada à formação de jovens do Núcleo de Animação da Obra Salesianas (Vida Nova).

Com uma equipe formada pela pesquisadora e curadora Julyana Troya, pela artista e professora de artes Ana Helena Grimaldi, pelo cineasta e ator Daniel de Almeida, o artista Kauê Garcia, a pesquisadora de história da arte Érica Burini e o educador social Rodrigo Adamo, o Acervo Escola nasceu da necessidade de tornar contínuo o trabalho com acervo após o falecimento do artista. “É um acervo vivo e quando o recebi para tutoriar, fiquei encantada porque cada vez que abria as caixas, encontrava uma informação nova sobre arte contemporânea. E o conteúdo dialoga com várias áreas do conhecimento: história, sociologia, filosofia, química entre outras. “Esta diversidade tem a ver com o multiartista que Marco é”, afirma Julyana, que é também prima do artista e ficou a frente do trabalho pois, no momento de seu falecimento, ela realizava sua pesquisa de mestrado sobre o artista.

De acordo com Julyana, até chegar às 10 mil peças, muitos eventos de formação e difusão do acervo devem acontecer. Além de propagar cultura, o Instituto Marco do Valle tem o compromisso de tornar viva a memória e a produção de um dos principais pensadores e realizadores da arte contemporânea brasileira.

Curso Online Diálogos com Acervo

Data: 26 de agosto