Debate marca Dia Internacional de Museus em Campinas

O Museu da Cidade realiza uma mesa redonda na próxima quinta-feira, 18 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional de Museus. O evento acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), das 9h às 13h, com profissionais do segmento e da área de economia criativa. A entrada é gratuita.

A atividade faz parte da 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O encontro tem início com a museóloga Ana Maria Leitão e a reflexão sobre o tema “Museus de Cidade: um projeto em permanente construção?”. Ana Maria Leitão trabalhou no Museu da Cidade de São Paulo e atuou com projetos museológicos e educativos.

Na sequência, a também museóloga Denise Lorch irá definir e discutir o conceito de “Loja de Museu”, as possibilidades de sustentabilidade das instituições de museus, as parcerias e associações de amigos de museus e os produtos locais, produzidos por meio da economia criativa. Estes temas serão analisados pelo mediador Beto Lago, criador da Feira Mundo Mix, e atual coordenador de Economia Criativa da Secretaria de Cultura de Campinas.

A mesa redonda é voltada para o público geral de museus, estudantes de graduação e pós-graduação e àqueles que se interessam pela memória. Os participantes receberão certificado.

Para a organizadora do evento e responsável pelo Museu da Cidade, Adriana Barão, “eventos como estes são ótimos momentos provocadores de reflexão e agregadores de agentes que desejam atuar de fato no tecido da memória da cidade, e isso reforça o sentido de museu aberto e em processo, nosso desejo enquanto um museu de cidade”.

Mesa redonda

Dia 18, quinta, das 9h às 13h

Local: MIS – Campinas (Rua Regente Feijó, 859 - Palácio dos Azulejos, Campinas).

9h - Palestra: Museus de cidade: um projeto em permanente construção?

Ana Maria Leitão (museóloga)

10h - Palestra: Loja de Museus

Denise Lorch (museóloga)

Debate aberto com mediação de Beto Lago (Coordenador de Economia Criativa da SMC)

Entrada gratuita, inscrição no local.

Informações (19) 3733.8800.