Documentário revela desafio de manter a tradição e a fé no Distrito de Joaquim Egídio

A “Festa tradicional do Distrito de Joaquim Egídio - padroeiros S. Joaquim e S. Roque”, é o documentário selecionado pelo programa #JuntosPelaCultura, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de SP e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas. O material está disponível no link https://youtu.be/rMPSsoyZX3E.

O filme narra a história da celebração e os desafios de manter a tradição em plena pandemia da Covid-19. O município de Campinas foi um dos escolhidos do projeto Tradição SP Online.

“O filme é uma imersão no ambiente bucólico de nosso distrito, com toda sua beleza natural e a força de uma tradição que ultrapassa décadas e que se mantém viva em todo seu encantamento”, afirmou a secretária municipal de Cultura de Campinas, Sandra Ciocci.

A festa teve sua edição de 94 anos, em 2020, impactada pela pandemia. Reunindo imagens de arquivo de 2015 e depoimentos de moradores e organizadores nos meses de restrição social, a obra relata a devoção dos fiéis e a dedicação da comunidade em manter, nos padrões de segurança impostos pela pandemia, a devoção aos padroeiros.

Localizado na região Leste de Campinas, o distrito de Joaquim Egídio é uma área rural marcada por belezas naturais e tradições centenárias. O povoamento teve início em 1840. O distrito deve seu nome ao neto do Marquês de Três Rios.

São Joaquim é, na tradição religiosa, apontado como avô de Jesus no evangelho apócrifo (não reconhecido pelo cânone católico) de Tiago. Ele e Santa Ana são os pais da Virgem Maria. Seu dia é celebrado em 15 de agosto. São Roque nasceu na França no século XIV. São atribuídas a ele curas milagrosas.  Seu dia é celebrado em 16 de agosto.

Com duração de 21 minutos, a realização do documentário é da Iuna Produções, a direção é de Décio Cesarini Jr, a trilha sonora é de Levi Ramiro e a fotografia reúne os cinegrafistas Décio Cesarini Jr., Kamá Ribeiro, Marcus Chamirad, Michel Belletatti, Tomas May e Vitor Ramos; Edição e finalização foi em 1080x1920p Full HD. A captação de imagens foi feita com câmeras e lentes profissionais de alta definição 4k Cine e uso de estabilizador eletrônico para imagens em movimento. Captação de áudio das entrevistas foi feita em alta definição - wave e uso de gravador digital e microfones de lapela para os depoimentos.