Drama e sutileza no novo ciclo de cinema no Museu da Imagem e do Som (MIS)

O ciclo de cinema "Diversidade Cultural - Outras Linguagens, Outros Olhares", realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), apresenta, neste mês, dois filmes que, com sua identidade peculiar, retratam conflitos históricos e contradições da sociedade contemporânea. A entrada é gratuita.

 

 

No dia 10, às 19h30, o público poderá conferir  "As Flores de Kirkuk",  de Fariborz Kamkari , que faz um recorte do Iraque nos anos 1980, durante o regime de Saddam Hussein. A história conta a saga da médica Najla, forçada a escolher entre os seus sonhos e as tradições da família. Ela decide voltar da Itália, onde estudava, para Kirkuk, e encontrar o seu noivo curdo, um lutador da resistência. Najla segue o seu noivo durante o genocídio curdo, num relato que tem como pano de fundo um dos capítulos mais brutais da história iraquiana. O casal terá que lutar em busca da manutenção desse amor.

 

 

No dia 11, às 16h, será exibido "Caramelo", da diretora libanesa Nadine Labaki. Misto de drama com romance, a obra, lançada em 2007 no Festival de Cannes, retrata de forma sutil as questões políticas do Líbano na virada do século 21. A partir do título, uma referência a um método de depilação que consiste em aquecer açúcar, água e suco de limão, o filme leva o espectador a experimentar a mistura entre o doce, o salgado e o amargo das relações cotidianas tão diversas quanto universais.

 

 

Serviço

 

10/03, 19h30 - "As Flores de Kirkuk" , de Fariborz Kamkari

11/03, 16h - "Caramelo", de Nadine Labaki

 

Onde: Museu da Imagem e do Som (Rua Regente Feijó, 859. Centro. Campinas). Telefone: (19) 3733-8800.

 

Entrada gratuita.