Espaço Marco do Valle recebe a mostra Diagnóstico da Cigarra

Será que todos ouvem igual? Como é viver e conviver com o silêncio? Qual é a percepção sensível de uma pessoa surda? E sua inteligência estratégica para potencializar outros sentidos e driblar situações cotidianas? Reflexões como essas estarão presentes na mostra Diagnóstico da Cigarra, da artista visual Rosilene Fontes, que abrirá no próximo dia 28, quinta-feira, no Espaço Cultural Marco do Valle, em Campinas. A entrada é gratuita. A classificação etária é livre.

A exposição é composta por cerca de 20 obras que resgatam as memórias e experiências da artista que percebeu sua perda auditiva na infância. São trabalhos em que Rosilene mistura seu próprio processo de diagnóstico a relatos de outras pessoas surdas, convidando também o público a engajar-se na tomada de consciência de suas capacidades sensoriais e seus receios pessoais. 

A exposição Diagnóstico da Cigarra é uma produção contemplada pelo Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 50/2021, Prêmio por Histórico de Realização em Artes Visuais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O curioso diagnóstico da cigarra que intitula a exposição faz menção ao momento quando, ainda criança, Rosilene se deu conta da dificuldade em ouvir o som desse inseto, dependendo do lado que repousasse sua cabeça no travesseiro. A deficiência passou inaudita até que, aos 21 anos de idade, recebeu o diagnóstico de irreversível perda auditiva no ouvido esquerdo, e, no direito, depois dos 30. Diagnóstico da Cigarra, não à toa, é o título da instalação sonora que emite o canto da cigarra por dois minutos a cada hora, começando com 50 decibéis, o máximo tolerável para o ouvido humano, e até ser audível apenas para quem não tem deficiência auditiva. 

A mostra, que tem produção cultural do também artista Bruno Novaes, contará ainda com a participação do Coletivo Mão Dupla, grupo de artistas surdos e ouvintes que apresentarão fotografias, vídeos e poesias acerca do universo surdo e farão uma performance na abertura abordando os meios de comunicação por sinais e expressões corporais.

 

Serviço

Exposição “Diagnóstico da Cigarra”, individual da artista Rosilene Fontes 

Abertura: 28/04, das 18h às 21h

Período expositivo: 28/04/2022 a 29/05/2022 

Espaço Cultural Marco do Valle 

Endereço: Rua Dr. Quirino, 1856 - Centro, Campinas – SP 

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados, das 9h às 12h

Entrada gratuita - Classificação etária: Livre 

Mediação - Acesso para pessoas com deficiência

Agendamento intérprete de Libras: espacomarcodovalle@ceicampinas.org.br