Espetáculo Coração Materno fará três apresentações no Castro Mendes

Nos dias 7 e 8 de agosto, o Teatro Castro Mendes será palco do espetáculo Coração Materno, que une pela primeira vez a Cia. do Circo e a Escola Livre de Teatro em uma mesma produção. Inspirada na música composta por Vicente Celestino, em 1937, a peça foi escrita por J. Silva, em 1946, e trata de uma das obras mais representativas do melodrama brasileiro. O projeto foi idealizado e dirigido por Carla Hossri e visa resgatar a dramaturgia do circo brasileiro. A direção circense é de Alex Brede.

Na história, um rapaz que está cego pela paixão diz para a amada pedir o que quiser como prova de seu amor. A jovem pede então que ele traga o coração da mãe do rapaz. Mas ela não imaginava que seu amado seria capaz de tamanha loucura. “O texto é original, mas trouxemos uma contemporaneidade para o espetáculo. Foi um processo de construção em que o circo entra dentro da narrativa e ajuda a contar a história. Trata-se de um espetáculo dinâmico, divertido e poético. Em muitas cenas o público vai rir e se emocionar”, conta a diretora.

Coração Materno é permeado por belas canções de consagrados artistas da música popular brasileira, como Chiquinha Gonzaga, Angela Maria, Zequinha de Abreu, Vicente Celestino, entre outros. Além das músicas, uma banda ao vivo pontua todo o espetáculo. “Em nosso Coração Materno, uma narradora lírica abrirá os três atos, reservando aos participantes boas surpresas”, completa Carla.

Números circenses como malabares, contorcionismo, trapézio, lira e entradas de palhaço juntam-se às cenas do espetáculo. “Foi muito enriquecedor e desafiante unir circo, teatro, música. O público vai perceber que não é uma simples peça. Trouxemos uma tradição que é o circo-teatro com novos olhares do teatro, do circo, da música. Introduzimos novidades, mas sem perder a essência. Preparamos atores que não tinham a experiência do circo fazendo conexões de arte”, destaca o diretor circense Alex Brede. Vale destacar que a iluminação trará a atmosfera do circo antigo, romântico, com ribalta e cores.

Outro detalhe importante é que o espetáculo será oferecido ao palhaço Tubinho e aos irmãos Almeida, circo do Bombril e ao circo-teatro Guaraciaba. “O palhaço Tubinho e essas famílias circenses são referências e nos ajudam a manter viva essa tradição do circo-teatro no Brasil. Nada mais justo lembrarmos da contribuição deles para a arte”, conta Claudia Orteney, diretora da Cia do Circo e produtora geral do espetáculo.

Coração Materno tem adaptação e direção Carla Hossri e direção circense de Alex Brede. Realização Cia do Circo e Escola Livre de Teatro.

Serviço:

Espetáculo: Coração Materno

Quando: quarta, 7, às 21h; quinta, 8, às 18h e 21h

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272.9359.

Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia).