Espetáculo inspirado na obra de Calvino tem única apresentação na 5ª

O espetáculo multimodal “De uma margem a outra”, com direção coreográfica de Daniela Gatti e musical de Jônatas Manzolli, tem apresentação única em Campinas, nesta quinta, 9 de agosto, às 20h30, no Teatro Castro Mendes.
 
Baseado na estrutura literária do escritor Ítalo Calvino (1923-1985), sobretudo na contida no emblemático livro “Seis Propostas para o Próximo Milênio”, a produção, protagonizada pelos bailarinos e músicos formados pela Unicamp, encena ilhas interpretativas a partir de diversos temas, que criam um ‘arquipélago imaginário’.
 
Composições coreográficas e musicais navegam juntas entre cenas dramáticas, resultantes da performance envolvendo músicos - duas percussões, uma flauta transversal e uma mezzo soprano -, e bailarinos integrados a fragmentos de poemas do moçambicano Mia Couto, que estruturam o perfil melódico da obra.
 
A tecnologia está presente em todo o espetáculo por meio de sensores de movimento e difusão eletroacústica, que viabilizam sonoridades granulares a cada sutil deslocamento dos artistas em cena.
 
A proposta de criação do espetáculo tem origem em parcerias anteriores entre os professores e diretores Daniela Gatti e Jônatas Manzolli, ambos do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Matizes (2013) e a Ópera multimodal Descobertas (2016), criada para celebrar os 50 anos da universidade.
 
O projeto também conta com a colaboração de núcleos de pesquisa de criação artística - Núcleo Dança REDES, GRUPU Grupo de Percussão Unicamp e NICS. Assim como a obra de Calvino, a montagem está estruturada em seis movimentos: Peso, Leveza, Transparência, Pêndulo , Pele e Multiplicidade.
 

Serviço

Espetáculo multimodal “De uma margem a outra”
 
Quando: 9 de agosto, quinta, às 20h30.
Onde: Teatro Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial, Campinas/SP. Telefone: (19) 3272-9359.
Ingressos: R$20,00 (antecipados e meia); R$ 40,00 (inteira; no  dia  da  apresentação).