Fãs de ficção científica promovem convenção no Youtube

29ª Convenção de Ficção Científica vai debater Marte

A Base Estelar Campinas, grupo de fãs de ficção científica, realizará sua 29ª Convenção de Ficção Científica no sábado, dia 13 de março de 2021, em parceria com canal Cultura Abraça Campinas da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas no YouTube.

O evento é aberto ao público em geral, e tem como tema o planeta Marte. A programação começa às 14 horas, e poderá ser acompanhada pelo seguinte endereço: http://bit.ly/CulturaAbracaCampinas.

Em 2020 a Base Estelar Campinas disponibilizou materiais e atividades nos seus canais e páginas nas redes sociais em comemoração dos 25 anos de existência do grupo, e a comemoração continua em 2021 com novos conteúdos e mais eventos online ao longo do ano.

PROGRAMAÇÃO

14h Abertura do evento – com Renata Alexsandra da Silva, coordenadora das bibliotecas de Campinas, e Walmir Morales, coordenador da Base Estelar Campinas

14h10 Clipe de abertura da programação

14h15 Destino: Marte – com Valéria Forrer

14h40 Astrofotografia do Planeta Vermelho – com Fábio Máximo

14h55 Painel sobre astrofotografia de Marte – com Fábio Máximo e convidados

15h30 Sorteio de brindes – com Walmir Morales e Cássio Siqueira

15h35 Marte em Séries – com Walmir Morales

16h As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury – com Delfin

16h25 Eram os marcianos verdes? – com Adriana Ruiz

16h35 Marte em Star Trek – com Leonardo Rossetti

Sorteio de brindes – com Walmir Morales e Cássio Siqueira

Encerramento – com Renata Alexsandra da Silva e Walmir Morales

14:15 - Destino: Marte - com Valéria Forrer

Valéria Forrer, bióloga de formação, traz informações e curiosidades sobre Marte: o planeta, as missões e os desafios de uma possível colonização.

14h40 - Astrofotografia de Marte – com Fábio Máximo

Apresentação em vídeo sobre astrofotografia de Marte, seguida de um bate-papo sobre o assunto com Fábio Máximo, um entusiasta da astrofotografia, e convidados.

15h35 – Marte em Séries – com Walmir Morales

Walmir Morales, coordenador fundador da Base Estelar Campinas, faz apresentação e análise de algumas séries que abordam o tema Marte em suas histórias.

16h00 - As Crônicas Marcianas – com Delfin

O jornalista, editor e designer gráfico Delfin fala sobre a obra literária As Crônicas Marcianas, seu autor, Ray Bradbury, e mais.

16h25 – Eram os marcianos verdes? – com Adriana Ruiz

Apresentação sobre a origem da ideia na ficção científica de que os seres de Marte seriam verdes.

16h35 – Marte em Star Trek – Apresentação com Leonardo Rossetti

O Trekker de carteirinha e membro da Base Estelar Campinas, Leonardo Rossetti, fala sobre como Marte aparece no universo de Star Trek, que é mais conhecido por suas histórias em planetas fictícios.