Festival de Gastronomia e Arte Indígenas é programa para o fim de semana

Neste final de semana, 19 e 20 de março, será realizado em Campinas o Festival de Gastronomia e Arte Indígena (Dja Wyaa Embiapó Temby'u Ete, na língua Guarani), no espaço cultural CIS Guanabara. O evento é gratuito, único e especial, para aproveitar com toda a família e os amigos.

O Festival, organizado por mulheres indígenas do Coletivo e Ponto de Cultura EtnoCidade, é uma união de muita cultura, arte e delícias da gastronomia tradicional indígena. Mais de 20 etnias indígenas participarão, com dezenas de atividades e atrações.

Lu Ahamy Guarani, presidenta do EtnoCidade e coordenadora do evento, diz que o objetivo é promover a divulgação e  integração."A gente quer integrar mais a sociedade em geral com as práticas e a cultura indígena, trazer para mais perto. Mostrar nossos costumes, desmistificar que não podem usar os nossos artefatos por não serem indígenas. Podem sim, mas a base de tudo é o respeito. E o respeito nasce com o conhecimento", argumenta a líder indígena.

"O festival é uma oportunidade única de conviver com os indígenas aldeados ou que estão em contexto urbano, trocar experiências, conhecimentos, descobrir pontos em comum, e também a visão de mundo dos povos indígenas", completa.

Gastronomia, artesanato, música, dança, pintura corporal

Durante os dois dias do evento, os visitantes poderão experimentar diversos pratos da alta gastronomia indígena, com destaque para o Aribé Mydzé, prato típico do povo Kariri Xocó, que leva peixe, arroz, feijão e verduras, tudo feito com coco. O prato geralmente é servido na Sexta-Feira Santa. Outra iguaria em evidência será o Txydjo Yato'do Ky'ay, do povo Fulni-o, composto por tilápia assada na folha de bananeira, com arroz e folhas verdes.

O povo Guarani Mbya marca presença com o Pira Txuun Rewe, que é feito de caldo de peixe com paçoca de banana verde e arroz branco. O Povo Pataxó também participará com seu Mukussui, que é moqueca de peixe servida com pirão e arroz branco. Os visitantes poderão provar, ainda, a Pururuka pó'i arü, uma bebida tradicional da etnia Tikuna, produzida com banana madura cozida. 

O público não pode deixar de experimentar o Typa Pakowa Güigua, que são salgados feitos com massa de banana verde. Os tradicionais têm recheio de frango, carne ou presunto e queijo. As opções veganas são recheadas com carne de jaca ou carne de soja. Esses são apenas alguns exemplos da culinária étnica que será vendida no local.

O festival ainda terá exposições e venda de arte e artefatos de diversos povos; apresentações de canto e dança; pintura corporal e seus significados; embelezamento indígena. Outra iniciativa serão as rodas de conversa sobre a cultura e práticas indígenas, como alimentação, ervas medicinais e visão de mundo. No local estará também a instalação fotográfica "Somos Um", da fotógrafa Mayara Amorim, do povo Tupi Guarani, que, com seu olhar único, retrata o indígena no contexto urbano.

O Festival terá a participação especial do músico peruano, da etnia Quéchua, de Cusco, Lino Yapura Huaman, que toca instrumentos Andinos desde os 12 anos. Suas flautas, de madeira e de bambu, trazem efeitos suaves e tranquilizadores, atraindo adultos, jovens e crianças. Os sons suaves executados por Lino têm sido usados como musicoterapia. 

Sobre o EtnoCidade

 

Ponto de Cultura que atua em Campinas e região dando visibilidade às tradições indígenas e não indígenas, no contexto urbano, com ações voltadas para instituições culturais, educacionais e sociais. Foi fundamental, entre outras ações, na articulação para a vacinação prioritária dos indígenas em Campinas, incluindo os estudantes da Unicamp.

Realização

O Festival de Gastronomia e Arte Indígena é realizado em parceria com o Pontão de Cultura Areté e Centro Cultural da Unicamp - Cis Guanabara.Conta com apoio do Fundo Filantrópico Agbará, Ponto de Cultura NINA, Terreiro Vó Benedita, Integrantes do Urugungos, Casa de Cultura Tainã, Portal Hora Campinas e Movimento Campinas Criativa.

Serviço

Festival de Arte e Gastronomia Indígena - Dja Wyaa Embiapó Temby'u 

 

Horário: das 10h às 20h.

Local: Estação CIS Guanabara. Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas – SP.

Entrada e estacionamento gratuitos

 

Mais informações:

 

https://www.facebook.com/etnocidade

https://instagram.com/etnocidade