Fevereiro chega com uma série diversificada de filmes no MIS

Fevereiro já começa com uma programação especial e diversificada de filmes no Circuito MIS de Cinema. Sempre com entrada gratuita, as opções destacam produções nacionais e estrangeiras que têm marcado a sétima arte. Após as exibições, o público é convidado a participar de um bate-papo com os curadores.

 

Programe-se!

 

 

Sessão da Tarde Especial de Férias

 

Curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira

 

 

Quinta, 1º de Fevereiro, 14h

EU, DANIEL BLAKE

Direção de Ken Loach

Daniel Blake, um carpinteiro de 59 anos, não é liberado pelo serviço médico para voltar a trabalhar depois de ter tido problemas cardíacos. A burocracia governamental, no entanto, entende que ele deve voltar a trabalhar ou mesmo procurar emprego, senão pára de receber sua pensão. Ao mesmo tempo, ele ajuda uma jovem, mãe solteira de duas crianças, a lidar com problemas parecidos. Inglaterra, 2016. Colorido, 100 min.

 

 

Ciclo “Novo Cinema Brasileiro”

 

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa

 

Sexta, 2 de Fevereiro, 20h

ERA O HOTEL CAMBRIDGE

Direção de Eliane Caffé

Combinando documentário e ficção, o premiado filme de Eliane Caffé acompanha o cotidiano de um grupo de refugiados e sem- teto que ocupam um prédio abandonado no centro de São Paulo. Com José Dumont e Suely Franco.Brasil, 2016. Colorido, 99 min.

 

 

Sábado, 3 de Fevereiro, 17h

A CIDADE ONDE ENVELHEÇO

Direção de Marília Rocha

Vencedora de quatro prêmios em Brasília 2016, a ficção de estreia da premiada documentarista Marília Rocha retrata a vida de duas amigas portuguesas que decidiram morar em Belo Horizonte. Uma está chegando. A outra, no entanto, não vê a hora de voltar a Lisboa. Brasil, 2016. Colorido, 99 min.

 

 

Sábado, 3 de Fevereiro, 20h

O FILME DA MINHA VIDA

Direção de Selton Mello

Selton Mello dirige essa adaptação da obra do chileno Antonio Skármeta, sobre um jovem professor (Johnny Massaro) que volta à sua cidade natal, no Rio Grande do Sul, e descobre que o pai (Vincent Cassel) retornou para a França. Traumatizado com essa partida, ele encara também o início de sua vida amorosa e a atração por duas irmãs (Bruna Linzmeyer e Bia Arantes). Brasil, 2017. Colorido,113 min.

 

Sessão da Tarde Especial de Féria

 

Curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira

Terça, 6 de Fevereiro, 14h

ABRIL E O MUNDO EXTRAORDINÁRIO

Direção de Christian Desmares e Franck Eckinci

Na França, ainda em um estado atrasado de desenvolvimento, pessoas desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba por qual motivo. As coisas mudam quando os pais de Avril, dois cientistas, somem e a filha decide ir à procura deles. França, 2017. Colorido, 105 min.

 

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

 

CICLO: ATOR - Gael García Bernal

 

Curadoria: Adriano de Jesus

Terça-feira,06 de fevereiro,19h30min

118 DIAS Direção de Jon Stewart Maziar Bahari (Gael García Bernal) é um jornalista iraniano que trabalha para a revista americana Newsweek e vive em Londres, ao lado da esposa grávida. Ele é enviado para cobrir as eleições presidenciais no Irã em 2009, onde o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad corre o risco de não se reeleger. Após uma vitória folgada de Ahmadinejad, rumores de que a eleição teria sido fraudada provocam diversas manifestações populares, algumas repelidas com violência pela polícia local. Bahari consegue filmar um destes ataques e veicula o material para ser divulgado mundo afora, o que o transforma em alvo do governo iraniano. Preso por tempo indeterminado, ele passa a ser torturado para que confesse que estava agindo em nome de uma conspiração ocidental para derrubar o presidente iraniano. EUA, 2015, 103 min.

 

 

Sessão da Tarde Especial de Férias

 

Curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira

 

Quinta, 8 de Fevereiro, 14h

O CIDADÃO ILUSTRE

Direção de Gastón Duprat

Nessa comédia argentina, um vencedor do Nobel de literatura é convidado a visitar a cidadezinha onde nasceu, o que lhe causa problemas pois usou antigos moradores como personagens de seus livros de forma nem sempre lisonjeira. No elenco, Oscar Martinez, que foi premiado no Festival de Veneza por esse filme. Argentina, 2016. Colorido, 118 min.

 

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

 

Curadoria: João Antonio Buhrer/Carlos Tavares

 

Quinta-feira, 08 de fevereiro, 19h30

JULIANA DO AMOR PERDIDO

Direção de Sérgio Ricardo

Elenco: Antonio Pitanga,Flávio Porto,Francisco Di Franco,Ítala Nandi,Líbero Ripoli, Macedo Neto,Maria Do Rosario (Juliana),Miriam Mehler,Reinuncio Napoleão,Roberto Ferreira,Walderez de Barros.

O apito de um trem de carga vem mexer com a lembrança e a consciência dos pescadores do litoral. Um estrangeiro, proprietário da ilha, mantém os pescadores escravizados, alimentando seu misticismo através de Juliana, tida como santa em toda a região. Corrompe seu pai, chefe dos pescadores, obrigando-o a manter a santidade da filha. Ela não acredita, mas mantém a santidade para escapar ao assédio dos homens da aldeia, indo buscar uma esperança, na beira da estrada, acenando para Faísca, o maquinista do trem. Brasil, 1970, 111min

 

 

Ciclo “Novo Cinema Brasileiro”

 

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa

Sexta, 9 de Fevereiro, 20h

CINEMA NOVO

Direção de Eryk Rocha

O documentário assinado por Eryk Rocha, vencedor do prêmio Olho de Ouro no Festival de Cannes 2016, passeia com muita liberdade entre inúmeras imagens icônicas de vários filmes do Cinema Novo, sintonizando o desejo de inovação que caracterizou as décadas de 1960 e 1970, confrontando o fechamento político do País no período. Brasil, 2016. Colorido, 90 min.

 

 

Sábado, 10 de Fevereiro, 17h

JONAS E O CIRCO SEM LONA

Direção de Paula Gomes

Documentário apresenta a história de Jonas, garoto de 13 anos que improvisa um pequeno circo no quintal de sua casa, na periferia de Salvador. Seu sonho é ir morar com um tio, que tem um circo. mas sua mãe insiste em que ele continue na escola. Brasil, 2016. Colorido, 73 min.

 

 

Sábado, 10 de Fevereiro, 20h

BINGO, O REI DAS MANHÃS

Direção de Daniel Rezende

Vladimir Brichta interpreta um ator que encontra sua grande chance interpretando um popular palhaço na televisão (inspirado no antigo Bozo). Mas sua vida de excessos pode colocar tudo a perder. Brasil, 2017. Colorido, 111 min.

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

CICLO:ATOR - Gael García Bernal

 

Curadoria: Adriano de Jesus

 

Terça-feira,13 de fevereiro,19h30

QUEM É DAYANI CRISTAL?

Direção de Marc Silver

Who is Dayani Cristal? pode ser considerado docudrama. “O filme se desenvolve em duas vertentes: a primeira, claramente documental, que retrata as dificuldades de identificação de corpos de imigrantes clandestinos encontrados no deserto do Arizona, tendo como mote um corpo com a tatuagem “Dayani Cristal” no peito. Reino Unido, México, 2013.

 

 

Ciclo “Novo Cinema Brasileiro” Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa

 

Sexta, 16 de Fevereiro, 20h

CORPO ELÉTRICO

Direção de Marcelo Caetano

Neste longa de estreia do curta-metragista premiado Marcelo Caetano, segue-se a história de Elias (Kelner Macedo), um jovem designer de uma confecção do Bom Retiro, em S. Paulo, sua busca por amores, suas amizades e o mergulho no fluxo da vida. Exibido em festivais como Roterdã e Guadalajara. Brasil, 2017. Colorido, 89 min.

 

Sábado, 17 de Fevereiro, 17h

JOAQUIM

Direção de Marcelo Gomes

Concorrente em Berlim 2017, novo filme de Marcelo Gomes revê a figura de Tiradentes, explorando quem poderia ter sido o homem antes de tornar-se o herói da Inconfidência. Interpretado por Julio Machado, o alferes Joaquim caça contrabandistas e procura ouro no sertão mineiro, enquanto vive uma paixão pela escrava Preta (Isabél Zuaa). Brasil, 2017. Colorido, 102 min.

 

Sábado, 17 de Fevereiro, 20h

DIVINAS DIVAS

Direção de Leandra Leal

Documentário premiado, dirigido pela atriz Leandra Leal, revela as histórias das travestis pioneiras em shows no Brasil, nos anos 1960. Entre as personagens, Rogéria, Eloína dos Leopardos, Camille K., Divina Valéria e Brigitte de Búzios. Brasil, 2016. Colorido, 110 min.

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

CICLO: ATRIZ - Sandra Huller

Curadoria: Adriano de Jesus

 

Terça-feira, 20 de fevereiro,19h30

FINSTERWORLD Direção de Frauke Finsterwalder Diversas histórias de pessoas na Alemanha cuja vida está conectada de alguma forma. Um policial com uma fantasia de urso. A documentarista que é incapaz de encontrar uma história interessante. A pedicure que cuidadosamente deixa de lado a pele dura retirada dos pés de seu paciente idoso. Um casal rico que se recusa a sentar em um carro alemão-built. Um aluno desinteressado em uma visita de classe para um campo de concentração. Um homem selvagem que treina um corvo na floresta. Alemanha, 2013, 95min

 

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Ciclo Mensal CATAVENTO

 

Quinta-feira, 22 de fevereiro, 19h30

DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO

Direção de Daniele Ellery, Márcio Câmara

“Do outro lado do Atlântico” é um documentário que trata da ponte entre Brasil e África por meio das histórias de vida de estudantes de países africanos de língua oficial portuguesa que estudam ou estudaram em universidades brasileiras. As trocas culturais, os imaginários e espelhamentos criados nos dois lados do Atlântico revelam temas que projetam um olhar para o passado, presente e futuro das relações entre o Brasil e os cinco países africanos representados pelos estudantes no filme – Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe –, além do Timor Leste. Brasil, 2017, 90min

 

Curadoria: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa

Sexta, 23 de Fevereiro, 19h30

PENDULAR

Direção de Julia Murat

Premiado em Berlim, o filme acompanha um casal formado por uma bailarina (Raquel Karro) e um escultor (Rodrigo Bolzan), que ocupam um velho galpão industrial para seu estúdio e moradia. O convívio vai colocando novas questões no relacionamento. Brasil, 2017. Colorido, 108 min.

 

Sábado, 24 de Fevereiro, 17h

AS DUAS IRENES

Direção de Fábio Meira

O delicado drama retrata o dilema de uma menina (Priscila Bittencourt) que descobre ter uma irmã da mesma idade e nome (Isabela Torres), filha de uma relação secreta do pai (Marco Ricca). Sem revelar sua identidade, ela se aproxima desta irmã, tornando-se sua amiga. Brasil, 2017. Colorido, 90 min.

 

Sábado, 24 de Fevereiro, 19h30

COMO NOSSOS PAIS

Direção de Lais Bodanzky

Grande vencedor do Festival de Gramado, o filme traz Maria Ribeiro como uma mulher prestes a completar 40 anos, abalada por uma crise de identidade quando sua mãe revela que seu pai não é seu verdadeiro pai. No elenco, Clarisse Abujamra, Paulo Vilhena e Jorge Mautner. Brasil, 2017. Colorido, 102 min.

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

CICLO: ATRIZ - Sandra Huller

Curadoria: Adriano de Jesus

 

Terça-feira,27 de fevereiro,19h30

MOVIMENTO BROWNIANO Direção de Nanouk Leopold Charlotte (Sandra Hüller) é uma médica casada que vive com o marido, Max (Dragan Bakema), e o filho em Bruxelas. Ela recebe seus pacientes em um impecável apartamento, alugado sem o conhecimento do marido. Os encontros são sempre secretos e acabam gerando a dúvida: são reais ou meras fantasias sexuais? O longa é escrito e dirigido por Nanouk Leopold, e o elenco conta com as presenças de Dragan Bakema, Sabine Timoteo, Ryan Brodie e Kuno Bakker. Holanda, 2012, 97min.

 

 

Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas - Palácio dos Azulejos (Rua Regente Feijó, 859. Centro. Campinas).

Telefone: (19) 3733 8800.

Entrada gratuita.