Filme ganha trilha sonora ao vivo em "Cinepiano" no Castro Mendes

O filme “Metrópolis”, clássico expressionista de Fritz Lang, ganhará trilha sonora ao vivo no  projeto "Cinepiano", de Tony Berchmans, no Teatro Castro Mendes, no próximo dia 24, às 20h30. A apresentação é inédita em Campinas.

O músico irá improvisar uma trilha sonora original ao piano, utilizando temas de sua autoria em intenso sincronismo com a ação e com a narrativa emocional do filme. A projeção do clássico será feita em película 16 milímetros.

Berchmans criou seu projeto "Cinepiano" em 2010 e, desde então, já acompanhou inúmeros clássicos do cinema no Brasil e na Europa. 

“Metrópolis é um título fundamental da história do cinema, que traz uma narrativa bastante dramática e representa um incrível desafio para que eu desenvolva uma trilha musical intensa. É sempre um prazer e uma honra homenagear este clássico”, afirma o músico. 

Projeto

O "Cinepiano" é um tributo ao cinema. Trata-se de um impressionante exercício de improvisação e sincronismo, no qual o acompanhamento musical de filmes mudos em tempo real torna-se uma experiência audiovisual única. 

No espetáculo, a música narra as cenas com precisão e ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Além de óbvias habilidades técnicas, o artista conta com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação, num veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade.

Nos últimos anos, o projeto passou por diferentes espaços culturais e eventos pelo Brasil, além de apresentações especiais em Portugal, Inglaterra, Noruega, Itália e Romênia. 

O filme

"Metrópolis" (1927), de Fritz Lang, é considerada uma obra-prima à frente do seu tempo. Baseado em romance de Thea von Harbou, o roteiro foi escrito por ela em parceria com Lang. A história se passa num futuro distópico, e traz reflexões sobre a mecanização do mundo, a luta social de classes, com inspirações bíblicas e mitológicas. 

Repleto de simbolismos, o filme se tornou um clássico e vem influenciando gerações de escritores e cineastas até hoje.

 

O pianista

Pianista, compositor, produtor musical, Tony Berchmans é especialista no estudo da música de cinema e autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema”. Desde 1992 atua no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, TV, cinema e internet.

Foi curador do “Música em Cena –1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, realizado em 2007, no Rio de Janeiro. Este evento trouxe ao Brasil ícones da música de cinema como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla. 

Professor de Pós-Graduação em Trilha Sonora para Cinema e TV, frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica e Brasil. Como seu projeto "Cinepiano" já realizou mais de 80 espetáculos no Brasil e na Europa.

 

Serviço

"CINEPIANO", com TONY BERCHMANS

Quando: sexta, 24/03, às 20h30

Filme: Metrópolis (1927), de Fritz Lang

Classificação indicativa: 14 anos

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correia de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas)

Telefone: (19) 3272.9359.

Entrada: R$30 (inteira),R$15 (meia)