Grupo Síntese, de artistas visuais, faz primeira exposição no Subsolo

O Grupo Síntese, formado pelos artistas visuais Celso Palermo, Edson Françozo, Pama Loiola, Regina Rocha Pitta e Roberto Lajolo, abre neste sábado, dia 16 de abril, das 12h às 17h, no Subsolo – Laboratório de Arte, sua primeira exposição resultante de estudos de linguagens fotográficas. A entrada é franca, sem restrição de idade, com os protocolos contra a  covid-19.

A programação conta também com a performance do multiartista canadense Dermot Wilson, que está se apresentando pela primeira vez no Brasil, às 15h. O espaço cultural fica na rua Proença, 1000, em Campinas, e tem à frente o curador Andrés I. M. Hernández e o produtor cultural Danilo Garcia.

A mostra Síntese I traz obras de arte produzidas nos últimos três anos pelo grupo, período em que os artistas se reuniram para discutir a fotografia e suas linguagens na contemporaneidade. Nem mesmo a pandemia os impediu de continuar o trabalho, ao contrário, se adaptaram às plataformas digitais e mantiveram os estudos. Agora, o público terá a oportunidade de ver obras de arte construídas a partir de outras obras, temas diversificados, suportes diferentes.

O Grupo Síntese nasceu da iniciativa de artistas visuais que frequentam o Subsolo e que sentiram a necessidade de ter um espaço e tempo para trocar ideias, discutir textos, fazerem provocações filosóficas, enfim, tratarem da imagem e seus entornos na atualidade.

Os cinco artistas visuais percorrem o caminho da fotografia há muitos anos, cada um com sua trajetória, e são essas experiências individuais que, somadas, formam um grupo heterogêneo e único. Essa diversidade motiva os participantes e promove a expansão de suas pesquisas até mesmo para outras modalidades artísticas, porém tendo sempre a fotografia como foco central.

O performer Dermot Wilson

Pela primeira vez no Brasil, o artista visual, escritor, poeta e músico Dermot Wilson fará uma performance inédita, às 15h, deste sábado, 16 de abril,  dentro da programação cultural preparada pelo Subsolo – Laboratório de Arte. Wilson é um irlandês que mora há cerca de 20 anos em Ontário, no Canadá, onde desenvolve sua pesquisa artística. Ali ele atua como artista e também como curador. A vinda do performer para Campinas é resultado da parceria entre o Subsolo e o Tote – Espaço Cultural, local onde se apresentou no último dia 9 de abril.

Segundo Wilson, estilisticamente, seu trabalho é contemplativo, poético e expressivo. As obras de mídia/performance são inicialmente criadas como galerias ou instalações de um local específico e incluem, frequentemente, telas feitas sob medida. “E apenas após estas serem completadas para esses eventos é que eu desenvolvo os trabalhos em um único canal de vídeos apropriado para exibições em festivais e podcasts”, explica.

A pesquisa do multiartista inclui a utilização de equipamentos eletrônicos e tecnologia, mas não se prende a nenhuma ferramenta específica. Ele está em constante investigação artística e, com isso, faz uso também de materiais como negativos, imagens de VHS, dentre outros em sua performance. Além disso, Wilson ressalta que aprecia a colaboração com outros artistas e comunidades de artistas. Ele já se apresentou em diversas cidades canadenses e europeias. Mais informações sobre o artista podem ser vistas no site www.variflux.tv.

No mesmo sábado, dia 16 de abril, será anunciado um novo curso presencial no Subsolo. O artista visual Felipe Camargo, que ministra aulas há mais de 10 anos, estará presente divulgando a inscrição para o curso de aquarela que terá início em 19 de abril (terça-feira).

 

Serviço:

Exposição do Grupo Síntese e performance do multiartista Dermot Wilson

 

Data: 16 de abril, sábado, das 12h às 17h.

 

Local: Subsolo – Laboratório de Arte – Rua Proença, 1000 – Jardim Proença - Campinas (SP)

 

Visitação: de 19 de abril a 16 de maio de 2022, de terça a sexta-feira com agendamento pelos telefones: (19) 99761-9305; (11) 94965-5722 e (11) 98259-0966.

 

Entrada franca e sem restrição de idade observando os protocolos contra o Covid19.