Histórias de migração estarão em espetáculo no Casarão sábado e domingo

O Centro Cultural Casarão, localizado em Barão Geraldo, recebe o espetáculo "Andêmos", do grupo Gato Coletivo Artístico, neste sábado e domingo, 9 e 10 de junho, às 20h, com entrada gratuita.  A peça, premiada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, celebra os dez anos do elenco. 

A criação da montagem inédita surgiu de pesquisa e entrevistas com 15 pessoas que contaram suas histórias de migração. Em cena, atores e músicos revezam-se em diversos personagens na brincadeira de contar e recontar as histórias daqueles que saíram de seu lugar de origem. 

Com sonoplastia e trilha sonora original executadas artesanalmente ao vivo, o elenco entoa versos do Samba Rural Paulista (ou Samba de Bumbo) e acompanha o ritmo da viola e do catira, tradicionais manifestações da cultura popular, além do sax e flauta. A montagem liberta o ator para transitar entre os personagens e dialogar com o público, colocando-o em relação com suas memórias e vivências. 

Gato Coletivo

Em 2017, o Gato Coletivo Artístico completou dez anos e ganhou uma “lembrancinha” muito especial: a premiação do Projeto “Aqui somos todos migrantes”, pelo edital de produção de espetáculo inédito através do governo do Estado de São Paulo.

Daquele primeiro encontro numa sala de aula no centro de São Paulo até hoje, foram vários elencos: adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, atores profissionais, não-atores. Gente que se interessou pelos temas, pela gestão coletiva do grupo, pela metodologia do Teatro do Oprimido, e principalmente, gente que queria expressar-se por meio do teatro. 

A migração dos fundadores do grupo para Hortolândia resultou numa combinação com sabor de comida mineira: jovens atores, velhos militantes do teatro e músicos da cena numa panela-sala de ensaio aquecida por memórias pessoais e coletivas, com notas de cultura caipira e um punhado de “sustância artística”. 

Ficha técnica

Atuação: Anderson Zotesso, Giovana Campos, Islaine Garcia, Simone Rodrigues, Thairine Barbosa 

Música ao vivo: Felipe Macedo e Regina Lima 

Direção: Alice Possani 

Dramaturgia: Anderson Zotesso e Alice Possani 

Trilha Original: Felipe Macedo 

Cenário e figurinos: Mariana Soares 

Realização: Gato Coletivo Artístico 

Designer gráfico: Bruno Cardoso 

Fotografia: Maycon Soldan 

Captação de Imagem: Gato Coletivo Artístico 

Edição do Documentário: Anderson Zotesso 

Serviço 

Espetáculo "Andêmos", do Grupo Coletivo Artístico

Quando: 9 e 10 de junho, sábado e domingo, às 20h

Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n - Residencial Terras do Barão)  

Entrada gratuita