Instituto Anelo participa de homenagem ao centenário de Paulo Freire

O Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que há 21 anos oferece aulas gratuitas de música no Distrito do Campo Grande, em Campinas, participa nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, da programação que comemora o centenário de nascimento do educador e filósofo Paulo Freire (1921-1997), o patrono da educação brasileira, a ser realizada no CEI Bem Querer Professor Paulo Reglus Neves Freire, no bairro Cidade Satélite Íris II.

O evento, que é promovido pela Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira Paula, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, começa às 9 horas e contará, entre as atrações, com um show do trio formado pelos músicos Luccas Soares (piano), Léo Pelegrin (percussão) e Romulo Oliveira (saxofone), todos ligados ao Instituto Anelo.

No repertório da apresentação, músicas de autoria de Luccas Soares, fundador do Anelo. Entre elas está a canção “Aonde Foi?”, que fala sobre o resgate da infância.

Natural de Campinas, o pianista, acordeonista, cantor e compositor Luccas Soares estudou música no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, e no Conservatório Souza Lima, em São Paulo. É responsável pelo intercâmbio entre o Instituto Anelo e os seguintes festivais internacionais: Arcevia Jazz Feast, na Itália, parceiro da instituição desde 2015, e o Standard Bank Jazz Festival, na África do Sul, onde também se apresentou. Foi palestrante do TEDx Campinas em 2019.

Leo Pelegrin é técnico em música pelo Conservatório André da Silva Gomes, em São Bernardo do Campo, e bacharel em Música Popular, na especialidade em percussão popular e bateria, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como baterista em diversas formações e estilos musicais, desde música brasileira e jazz a música de câmara.

Já Romulo Oliveira é músico profissional desde 2004. Já se apresentou com a banda Titãs e integra o grupo que acompanha o cantor Dudu Nobre. Participou, com o Quinteto Anelo, do aniversário de cinco anos do programa “Como Será?”, da Rede Globo. Criou e dirigiu o pocket show musical The Lion King BR África, apresentado no Cinemark do Shopping Iguatemi Campinas, no lançamento do filme “O Rei Leão”, em 2019.

Esta ação de contrapartida de atividades refere-se ao inciso II da Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020 Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Instituto

Fundado em 2000, o Instituto Anelo é um projeto intergeracional que já atendeu, ao longo de 21 anos de atividades, mais de 5 mil alunos em seus projetos. Alguns deles tornaram-se músicos profissionais e professores, inclusive lecionando na própria instituição.

Atualmente, o Anelo trabalha com os seguintes projetos: Brincando com os Sons (de musicalização infantil), Instrumentos e Canto (ensino de instrumentos de cordas, teclas, sopros e percussão, além de canto coral), Prática de Banda (música em grupo) e Sanfônica (aulas de acordeon). Mais informações: www.anelo.org.br.

Serviço:

Apresentação do trio Luccas Soares, Leo Pelegrin e Romulo Oliveira em evento que homenageia o centenário de Paulo Freire

Data: 24 de setembro de 2021

Horário: 9 horas

Onde: CEI Bem Querer Professor Paulo Reglus Neves Freire (Avenida Domiciano Perini Neto, nº 1.694, Cidade Satélite Íris II, Campinas, SP)