Jornada artística aborda ressocialização em penitenciária feminina

A Associação OndulArte, através da Coordenadoria Técnica do Projeto OndulAções, promove dia 27 de maio, das 9h30 às 18h, na Estação CIS Guanabara em Campinas, a II Jornada Ondulações “Lançando-se ao mundo”. O acesso ao evento é gratuito, mas serão bem-vindas doações de uma caixa de leite ou um quilo de alimento não perecível, para doação à comunidade, ou uma peça de roupa para campanha do agasalho da entidade. 

 

A programação envolve diversas manifestações artísticas, em homenagem ao trabalho de ressocialização e incentivo à cultura desenvolvido na Penitenciária Feminina de Campinas, pela professora Elisande de Lourdes Quintino de Oliveira, com a participação do Projeto OndulAções.

 

A ação é possível graças ao espaço cedido pelo CIS/Unicamp com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Secretaria Municipal de Educação, da Revista LiteraLivre, da Uli – Produções Artísticas, da Cia Cenarte e de voluntários da Associação/Projeto.

 

Workshop

 

A II Jornada “Lançando-se ao mundo”, contará com palestra, exposição de artes plásticas e lançamento de Edição Especial da Revista Litera-Livre, sobre a atuação da Associação OndulArte/Projeto OndulAções no Sistema Prisional; oficinas literárias e workshop aberto de contação de histórias para professores e demais interessados, palco aberto para declamações de poesias e música. Aos participantes também serão ofertados livros do Projeto de Incentivo à Leitura “Um livro por um sorriso”. 

 

Haverá workshop, ministrado pelo professor Ulisses Junior, proprietário da ULI - Produções Artísticas e gerente dos Departamentos de Contação de Histórias e de Artes Circenses da Coordenadoria Técnica do Projeto OndulAções. É uma oportunidade para professores, contadores e interessados no tema aprimorarem seus conhecimentos na arte de contar histórias. As crianças também são bem-vindas e serão presenteadas com duas sessões de contação de histórias, pelos contadores de histórias, da Associação OndulArte/Projeto OndulAções.

 

A programação completa pode ser conferida em https://www.facebook.com/Projetoondulacoesassociacaoondularte

 

 

Programação

 

9h30 – Cerimônia de Abertura do evento

 

09h50 - Palestra “Essas mulheres inspiradoras”

 

Psicopedagoga Elisande de Lourdes Quintino de Oliveira

 

10h20 – Abertura da Exposição “A mulher da Penitenciária Feminina de Campinas e a Arte”

 

Responsáveis: Célia Paulino, Elisande de L. Q. de Oliveira e Teresa Azevedo

 

10h40 - Coffee-break

 

11h - Lançamento da Edição Especial da Revista “LiteraLivre”: “Projeto Ondulações/Associação OndulArte no Sistema Prisional”

 

Editora-chefe: Ana Rosa Santana

 

(10h20 às 11h – 1ª Sessão de Contação de Histórias)

 

11h30 – Intervalo para almoço

 

13h – Oficinas literárias: CamaquIano e Trovas

 

14h - Palco aberto

 

(interessados deverão procurar a Comissão Organizadora no início do evento)

 

15h – Coffee-break

 

15h20 – Oficina de Pintura– Cassandra MR Valverde

 

15h40 às 18h – 2ª Sessão de Contação de Histórias, iniciando Workshop Aberto para pais, responsáveis, contadores de histórias e educadores

 

”Histórias de Amor para Mulheres e Homens que Educam” – Parte 2

 

Professor Ulisses Junior

 

Serviço

 

II Jornada Ondulações “Lançando-se ao mundo”

 

Quando: Dia 27/05, das 9h30 às 18h

 

Onde: Estação Guanabara - Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP