Lenita Nogueira lança livro com textos dos programas da Sinfônica

A musicóloga Lenita W. M. Nogueira, autora dos textos dos programas da Orquestra Sinfônica de Campinas, reuniu um farto material sobre as obras interpretadas nos concertos realizados entre 2003 a 2016, por ela comentados, em uma edição caprichada que será lançada neste fim de semana.  O livro “Todas as Notas: Comentários para os programas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas 2003-2016" (Editora Pontes) será divulgado ao público nos concertos dos dias 23 e 24 de março, marcados para as 20h no sábado e 11h no domingo, respectivamente, no Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial). O lançamento será uma hora antes de cada concerto. O preço do exemplar é R$ 30,00 – e estará à venda no local.

A obra, realizada com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), é uma fonte de conhecimento para o público que frequenta os concertos, e para aqueles que se interessam pela música sinfônica ou que desejam apenas conhecer melhor o repertório.
Durante 2003 a 2016, "com exceção de 2005", segundo observa, Lenita escreveu cerca de 450 textos sobre composições de 182 compositores.

Ao analisar este conjunto, a autora traçou um panorama da atuação da orquestra, fundada em 1929, e que este ano completa 90 anos. "O material reflete não somente o meu trabalho como anotadora, mas também a intensa atividade da orquestra durante este período", afirma.
“Todas as Notas” traça um vasto panorama do repertório sinfônico e que, além de apresentar os compositores mais reconhecidos e tradicionais, ainda destaca o comprometimento da Sinfônica de Campinas (OSMC) em inserir em seus concertos obras menos conhecidas do público, mas relevantes para o repertório sinfônico.

"Entre elas estão composições, muitas vezes, em primeira audição, de compositores contemporâneos, que em geral têm pouco espaço para apresentar seus trabalhos", contextualiza, lembrando que a maioria destes autores é formada por brasileiros, destacando-se outro aspecto da atuação da Sinfônica de Campinas, sua atenção à divulgação contínua de obras nacionais de várias épocas, sobretudo a produzida pela novíssima geração.

A autora

Lenita Waldige Mendes Nogueira é professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, onde leciona as disciplinas História da Música e História da Música Brasileira, além de atuar na Pós-Graduação, orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Bacharel em Música pela mesma universidade, mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, tem como foco de suas pesquisas a música brasileira, com ênfase nos séculos 18 e 19.

Lenita é autora das publicações "Maneco Músico, Pai e Mestre de Carlos Gomes", "A Lanterna Mágica e o Burrico de Pau: Memórias e Histórias de Carlos Gomes", "Museu Carlos Gomes: Catálogo de Manuscritos Musicais e Música em Campinas nos Últimos Anos do Império".

A musicóloga atua, também, como curadora do Museu Carlos Gomes de Campinas, onde desenvolve atividades de pesquisa.