MACC abre ao público as exposições 'Sobre Sub Solo' e 'Diário 366'

As exposições “Sobre Sub Solo”, de Andrea Mendes, e “Diário 366”, de Bruno Novaes, foram abertas à visitação na noite desta quarta-feira, 8 de junho, com a presença dos dois artistas, da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, e dos diretores de Cultura, Gabriel Rapassi, e de Turismo, Eros Vizer, e convidados. O público poderá ver as obras a partir desta quinta-feira, 9 de junho, com visitação aberta no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), que funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. 

Andrea Mendes fez uma performance na abertura da sua exposição “Sobre Sub Solo”. A mostra é a conclusão de um processo de pesquisa pautado por evocações de memórias que revisitam sua cartografia de deslocamentos e enraizamentos, a partir do próprio corpo e do território. Neste trabalho, Andrea Mendes apresenta uma cartografia de resistências ao apagamento de uma gama de sensibilidades, que transitam de seu Nascedouro (Itaberaba -BA) para o seu Acolhedouro (Campinas); que se recriam em seu Renascedouro (Araras) e que se redescobrem conectadas com múltiplas culturas, na vivência em um Hospedadouro como artista convidada nas ocupações na comunidade de Bermudez, interior da Argentina.

Para simbolizar esse percurso cartográfico, a artista escolheu a Pipa como símbolo de seus deslocamentos por territórios e fez dela o suporte das imagens que registram suas vivências e atuações. Com produção de PretAção e Tomada Cultural, a exposição foi contemplada através do edital do ProAC Direto - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. A curadora da exposição é Sônia Fardin.

Mais de 360 histórias de vida 

O artista Bruno Novaes também esteve presente na abertura e mostrou aos convidados a sua mostra “Diário 366”, que exibe as páginas do diário do artista  e objetos que compõem seu novo trabalho, um projeto colaborativo onde a documentação de sua história pessoal se mistura com a de voluntários, em um processo que se estendeu por um período de quatro anos.

O projeto teve início com registros diários feitos pelo artista no ano bissexto de 2016, usando diferentes linguagens como texto, desenho, colagem e fotografia. Em seguida, os participantes escolheram datas e receberam as páginas correspondentes do caderno, digitalizadas em forma de cartão postal. Estes colaboradores responderam com o envio de itens que comentavam o motivo da escolha por aquele dia, criando uma relação de troca de confidências com o artista. 

Todo esse processo foi documentado em um grande calendário, onde Novaes fez o controle das devolutivas por meio de aquarelas dos itens recebidos. A mostra, além de apresentar as pinturas dessa catalogação anual, as páginas do diário do artista e todo o acervo recebido, também abrigará o lançamento do livro homônimo, premiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura Aldir Blanc.

Entre as motivações para as participações, as escolhas das datas misturaram aspectos individuais e íntimos com acontecimentos culturais e coletivos, resultando em um arquivo que coloca objetos ordinários, trabalhos de arte, documentos pessoais e lembranças afetivas em um mesmo plano. Assim, criou-se um diário que, além de servir como instrumento para o conhecimento de si, se tornou uma narrativa coletiva das memórias, afetos e histórias de vida de mais de trezentas pessoas.

Serviço:

 

O quê: Exposição Sobre Sub Solo

 

Artista: Andrea Mendes

 

Curadora: Sônia Fardin

 

Quando: de 9 de junho a 29 de julho

 

Visitação: de terça a sexta-feira 

 

Horário: das 9h às 17h 

 

Onde: MACC - Museu de Arte Contemporânea de Campinas

 

Endereço: Av. Benjamin Constant, 1.633 - Centro, Campinas 

 

Instagram: @sobresubsolo

 

* Há ainda o agendamento guiado para educadores, que pode ser feito pelo e-mail 

sobresubsolo@gmail.com ou pelo telefone / WhatsApp 11 95055-8779 (Paula Pimenta) 

 

 

 

O quê: Exposição Diário 366

 

Artista: Bruno Novaes

 

Quando: 9 de junho a 29 de julho

 

Visitação: de terça a sexta-feira 

 

Horário: das 9h às 17h 

 

Onde: MACC - Museu de Arte Contemporânea de Campinas

 

Endereço: Av. Benjamin Constant, 1.633 - Centro, Campinas