Maratona de lives discute Cultura Hip Hop

A professora Ana Cristina Ribeiro Silva

Como a Cultura Hip Hop é vista no Brasil? Quais estilos envolvem esta arte por aqui? Criamos nossas próprias expressões ou ainda dependemos do que o mercado norte-americano produz? Com as expressões artísticas locais encontram lugar e voz para se manifestar? O que os espaços acadêmicos produzem de conhecimento científico a respeito desse tema?

A professora Ana Cristina Ribeiro Silva, que está inserida na Cultura Hip Hop desde muito nova com os grupos de “Dança Urbana” criados no bairro Vila Rica, em Campinas, lançará em abril, uma nova obra: “Laboratório Hip Hop: Arte, Educação, Batalha. Cia Eclipse, Convidados e suas anDanças”. Esse mês, ela está realizando uma série de lives com muito conteúdo e debates sobre a Cultura Hip Hop.

As próximas lives acontecem nos dias 26 e 27 de março e 9 e 10 de abril, sempre às 19h30 e serão transmitidas ao vivo pelo canal da Cia Eclips ( www.youtube.com/user/contatoeclipsearte)

A iniciativa está sendo viabilizada pelo edital Ações Culturais em Rede do município de Campinas e conta com apoio da Secretaria Municipal de Campinas.

Sobre o livro

A obra “Laboratório Hip Hop: Arte, Educação, Batalha. Cia Eclipse, Convidados e suas anDanças” aponta as possibilidades de atuação destas danças e de seus profissionais nos âmbitos educacional-social, competitivo e artístico”, segundo Cris Eclipse, que é educadora física, doutoranda em Artes (Unicamp), coreógrafa, dançarina e já apresentou espetáculos na Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Suíça, Finlândia.

Organizado em três partes distintas, o livro traz fatos históricos e a origem da Cultura Hip Hop, utiliza elementos poéticos para explanar sobre educação, competição e arte, e possuiu um posfácio com contribuições de pesquisadores que atuam no Ensino Superior como docentes.

A publicação é a expressão artística da manifestação que compõem a Cultura Hip Hop, com um recorte ligado à Dança de Rua, fruto do Projeto Artístico-cultural "Biografia FAME”, que resulta da pesquisa acadêmica da professora Ana Cristina, que busca ampliar seus estudos no campo teórico e a partir das práticas referentes à formação do artista e sua performance.

O “Laboratório Hip Hop” conta um pouco da trajetória da autora, que em 2002, com seu parceiro Prof. Kico Brown (Ricardo Cardoso) fundaram a Cia Eclipse Cultura e Arte, em Campinas. Neste espaço promovem a integração das diferentes linguagens das danças, incluindo o Breaking e os outros estilos: Locking, Popping, Hip Hop Dance, Krump e House Dance. Com quase 20 anos de estrada, a Cia Eclipse já se apresentou em vários palcos dentro e fora do país.

PROGRAMAÇÃO DAS LIVES

• 26/03: “Arte e Batalhas”, com Frank Ejara, Ivo Alcântara e Nati Glitz
  • 27/03: “Pesquisa Acadêmica”, com Profº M. Hugo Oliveira e Profª Hyorrana Lopes
  • 09/04: “Currículos na graduação e pós-graduação”, com Profº Dr. Rafael Guarato, Profº. Ms. Vanilton Lakka e Profº Ms. Jesse Cruz