Mês Carlos Gomes termina homenageando o maestro e compositor campineiro

O Mês Carlos Gomes termina a programação com palestra, entrevista e homenagem, eventos agendados para a partir desta segunda-feira, 27 de setembro, a quinta-feira, dia 30. O encerramento será marcado por uma live, no dia 30, às 19h30, com a participação da secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli; do diretor de Turismo, Eros Vizel, e do maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Victor Hugo Toro, com mediação do presidente do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), Alcides Ladislau Acosta.

A live será transmitida pelo Canal no Youtube Cultura Abraça Campinas. A programação deste ano está sendo realizada virtualmente por conta da pandemia.

O Mês Carlos Gomes é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas. As homenagens começaram com a Semana Carlos Gomes, instituída em Campinas pela Lei Municipal Nº9.152, de 1996, na semana que antecedeu o 16 de setembro, dia em que o maestro faleceu, em 1896.

No entanto, devido à necessidade de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e dar visibilidade ao vasto material deixado pelo compositor campineiro, a comissão organizadora estendeu a programação para todo o mês de setembro. O Mês Carlos Gomes foi instituído pela Lei Municipal Nº 14.909, de 2014.

Sobre Carlos Gomes

Antonio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém (PA), em 1896. Foi compositor de óperas e dedicou a maior parte de sua produção musical a este gênero. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi para a Europa, fixando-se em Milão, na Itália, onde se diplomou.

Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, O Guarani, estreou no Teatro Scala de Milão e, da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa e consagrou Carlos Gomes como o maior gênio musical das Américas. Doente e com dificuldades financeiras, ele teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, onde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.

Programação Quinta Semana “Mês Carlos Gomes –Setembro 2021”

27/09 - Segunda-feira

Academia Campinense de Letras

Entrevista com Regina Márcia Moura Tavares e Jorge Alves de Lima – entrevistado por J.Silva

Rádio Educativa FM 101,9

Homenagem Monumento Túmulo – evento realizado em 16/09/2021

28/09 - terça-feira

Palestra do Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).

Graduado em Música pela USC-Bauru e Doutorado em Música pela Unicamp, é professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música do IA - Unicamp Atua como docente e pesquisador na área da musicologia. Colaborador do Centro de Ciências, Letras e Artes, de Campinas.

29/09 – quarta-feira

Homenagem à soprano Niza de Castro Tank – por João Gabriel Bertolini

30/09 - quinta-feira

19h30/20h30