Mostra de Cinema Italiano agita a cidade e tem seu encerramento na quinta

Depois de extensa maratona que combinou filmes, concertos, exposição de fotos, debates e  evento gastronômico, chega ao fim, nesta quinta-feira, 13 de abril, a primeira edição da Mostra de Cinema Italiano que, desde o último dia 6, movimentou a cidade em torno da produção cinematográfica contemporânea da Itália. A sessão de encerramento será com o longa "Minha Mãe"(Mia Madre), de Nanni Moretti, no Teatro Castro Mendes, às 19h, com entrada gratuita.

Com o pensamento já na próxima edição, o secretário de Cultura Ney Carrasco destacou a significativa adesão do público em todas as atividades da Mostra. "Os concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas lotaram nos dois dias e o Cine Gourmet reuniu cerca de 10 mil pessoas à Praça Carlos Gomes no domingo. As duas salas principais tiveram bom público, o Top Cineplex, do Shopping Prado Boulevard, lotou em todas as sessões, e a do Castro Mendes, que é uma sala grande, não lotou mas teve bastante adesão".

Carrasco frisou a importância das atividades acadêmicas que contou com a participação dos diretores italianos nos debates. Projeções e debates sobre a realidade italiana e a nova safra de cineastas estiveram em 23 eventos acadêmicos envolvendo  cinco universidades, Unicamp, PUC-Campinas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Esamc e Unisal.

A mostra apresentou, ainda, sessões  inclusivas utilizando os recursos de audiodescrição e libras.

Durante a programação, o público pode conversar de maneira informal com os cineastas Giuseppe Alessio Nuzzo, diretor de "A Verdade" (que teve sua estreia em Campinas), do documentarista Gianfranco Pannone (duas vezes premiado no Festival de Torino, em 1998 e 2001) e do ator e produtor Francesco Siciliano. Nas conversas, não apenas o conteúdo e processo criativo dos filmes, mas particularidades do povo e da política.

Por uma semana, descendentes ou não arriscaram palavras que fazem parte do vocabulário afetivo que vem da Itália, tiveram estreito contato com filmes, trilhas de cinema famosas e saborearam uma das mais exuberantes gastronomias do país "tutti buona gente".

Depois desta primeira edição, outras virão. Por meio de convênio assinado com o Instituto Luce Cinecittà, empresa estatal que financia a produção de filmes na Itália, estão previstas mais cinco mostras. O acordo foi firmado pelo vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, em 8 de março deste ano.

A 1ª Mostra de Cinema Italiano é promovida pela Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura, e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top Cineplex do Shopping Prado Boulevard, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Unisal, a Associação Vivi Brasil e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas.