Mostra de Cinema Italiano começa nesta quinta com astro de cinema

Com a exibição do filme "Scialla" (expressão popular utilizada pelos jovens italianos de Roma, que significa "fique tranquilo"), de Francesco Bruni, no Teatro Castro Mendes, tem início, nesta quinta-feira, 6 de abril, a primeira edição da Mostra de Cinema Italiano em Campinas.

Até o dia 13 deste mês, o público poderá conferir, gratuitamente, uma seleção de 15 filmes da nova safra de cineastas italianos, além de três clássicos do diretor Elio Petri  (1929-1982). A expectativa é de receber 30 mil visitantes.

A Mostra contará com a presença dos cineastas Giuseppe Alessio Nuzzo, diretor de "A Verdade" (que terá sua estreia em Campinas), do documentarista Gianfranco Pannone (duas vezes premiado no Festival de Torino, em 1998 e 2001) e do ator e produtor Francesco Siciliano.

Além das exibições no Teatro Castro Mendes e no Top Cineplex do Shopping Prado Bulevard, a maratona cinematográfica terá recortes com um conjunto de atividades paralelas, conforme aponta o secretário de Cultura, Ney Carrasco.

Projeções e debates sobre a realidade italiana e o pensamento dos jovens cineastas serão realizados em 23 eventos acadêmicos com estudantes e professores de cinco universidades: Unicamp, PUC-Campinas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Esamc e Unisal.

A Orquestra Sinfônica de Campinas participa com dois concertos no Teatro Castro Mendes, no sábado, 8, às 20h, e no domingo, às 11h. No repertório, compositores de trilhas de filmes antológicas compostas por Nino Rota, E. Morricone e N. Piovani. No mesmo local, o público poderá conferir uma exposição de fotos do período clássico do cinema italiano.

Carrasco destaca, ainda,  as duas sessões inclusivas que acontecem no Salão Vermelho da Prefeitura e no Top Cineplex do Shopping Prado Boulevard, além do Cine Gourmet, na Praça Carlos Gomes –  uma versão do tradicional "Chefs na Praça" – mas que irá oferecer pratos inspirados no cinema italiano, com preços que variam de R$ 5,00 a R$ 20,00.

Novidade: concurso

O titular da pasta da Cultura informa, ainda, que por meio de convênio assinado com o Instituto Luce Cinecittà, empresa estatal que financia a produção de filmes na Itália e representa "um braço do Ministério da Cultura da Itália", estão previstas para os próximos anos, mais cinco mostras similares. O acordo foi firmado pelo vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, em 8 de março deste ano.

Para a edição de 2018, Caroline Trimboli, porta-voz do Instituto Luce Cinecittà, anuncia a boa nova: a realização do concurso de curtas-metragens entre os universitários.

Itália hoje

Se o mundo ainda se dobra aos pés dos mestres Fellini, Pasolini, Scola, entre tantos outros nomes emblemáticos, a nova geração de diretores tem traduzido o pensamento da sociedade contemporânea.

O ator e produtor Francesco Siciliano destaca que a "curadoria buscou mostrar uma cultura italiana que mudou". Lembra, inclusive, o título do filme que abre o evento, "Scialla", "uma palavra que faz parte do vocabulário da nova geração da Itália", para reiterar a importância de tornar público o pensamento da juventude italiana.

Sobre a curadoria, Siciliano enumera algumas obras que serão apresentadas na Mostra, como "Quo Vado", de Gennaro Nunziante; "Fuocomare" (premiado em 2016 com o Urso de Ouro em Berlim, e indicado ao Oscar na categoria melhor documentário), de Gianfranco Rossi, "O Menor exército do mundo", de Gianfranco Pannone; "Le Verità", de Giuseppe Alessio Nuzzo, que faz sua estreia em Campinas; "Anime Nere", de Francesco Munzi.

Laços

A primeira-dama Sandra Ciocci  leu uma mensagem deixada pelo prefeito Jonas Donizette: "somos uma cidade que ama a cultura e faz da arte uma das marcas registradas de Campinas no Brasil". O chefe do executivo lembrou dos "laços com a Itália por meio de uma parceria com a cidade de Lecco, onde nosso grande Carlos Gomes morou durante sua permanência naquele país, e que hoje é um centro cultural, o que reforça as afinidades entre a Itália e Campinas".

Para ela, "esse grande evento, além de exibir filmes de alto nível da produção contemporânea da Itália, cria um elo ainda mais forte entre nossa querida cidade e esse país tão próximo pelos laços do coração".

A Mostra de Cinema Italiano é promovida pela Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura, e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Unisal, a Associação Vivi Brasil e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas.

Mostra em números

15 filmes da nova geração de cineastas