Mostra de cinema traz estrelas e melhores produções atuais da Itália

Campinas vai sediar, entre os dias 6 e 13 de abril, a primeira edição da Mostra de Cinema Italiano, que contará com a estreia mundial do filme “A Verdade” (Le Verità), do diretor Giuseppe Alessio Nuzzo. Serão 17 filmes contemporâneos, além de três obras antológicas do cineasta Elio Petri (1929-1982), que será homenageado. 

 

O evento contará com a presença do cineasta Francesco Bruni, do ator e produtor Francesco Siciliano e da atriz Nicoletta Romanoff, estrela de A Verdade, que virá a Campinas para o lançamento. A entrada para as sessões será franca e vão ocorrer em diversos pontos da cidade. Mais informações estão disponíveis no hotsite https://cinemaitaliano.campinas.sp.gov.br/  e no Facebook (https://www.facebook.com/MostradeCinemaItaliano/). 

 

 

Haverá também eventos acadêmicos. Um ou mais dos artistas participarão de sessões especiais e vão debater, com estudantes e professores, aspectos da realidade italiana e da arte cinematográfica na Unicamp, na PUC-Campinas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Esamc.

 

Entre as atividades paralelas da I Mostra de Cinema Italiano, está programado o “Cine Gourmet”, um evento gastronômico na Praça Carlos Gomes no dia 9 de abril, e também o concerto da Orquestra Sinfônica de Campinas, no dia 8 de abril, com um repertório inteiramente dedicado aos  compositores italianosde, autores de trilhas de cinema memoráveis, como Nino Rotam E. Morricone, N. Piavani.

O evento é promovido pela Prefeitura de Campinas e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o  Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Vivi e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas. 

Fotografia do Ator e Produtor Francesco Siliciano