Mostra resgata experimentações em serigrafia do artista Maurício Lima

O Instituto Maurício Nogueira Lima, com o apoio do PROAC Editais, inaugura no dia 21 de maio o ciclo de exposições “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor”, que percorrerá mais três cidades do Estado de São Paulo, ao longo de 2022. A abertura será às 11h no Espaço Pavão Cultural, no distrito de Barão Geraldo, com entrada franca.

Serão expostas serigrafias produzidas entre as décadas de 1970 e 1990, além de outras peças documentais do acervo do artista. A visitação segue até o dia 18 de junho.

No dia 2 de junho, às 19h, haverá um encontro com a curadora da Mostra, Stela Politano, e o arquiteto e professor Yuri Quevedo, para uma conversa com os visitantes sobre o tema da exposição. O Instituto Pavão Cultural fica na rua Maria Tereza Dias Silva, 708, na Cidade Universitária, em Campinas. A exposição pode ser visitada de quarta a sábado, das 14h às 20h, com entrada franca.

O artista

Maurício Nogueira Lima foi arquiteto, pintor, desenhista, artista gráfico e professor universitário. Sua obra transita entre a pintura e a comunicação visual.

Seus trabalhos são contruídos a partir da abstração geométrica, da experimentação das cores e das imagens que percorrem os meios de comunicação de massa. Foi o mais jovem integrante do Grupo Ruptura, que reuniu, em São Paulo, artistas abstratos geométricos no início da década de 1950.

A partir dos anos 1960, Maurício Nogueira Lima passou a utilizar a serigrafia com o objetivo de atingir um público mais amplo, com sua linguagem concreta. A serigrafia, para Maurício, era como um exercício, uma forma de reproduzir o resultado do trabalho artístico de uma maneira mais acessível, com menor custo. Essa estratégia permitiria alcançar um público maior, incluindo setores de classe média, até então à margem desse mercado.

As serigrafias abstratas que compõem a exposição são muito pouco conhecidas hoje, principalmente por terem sido realizadas sobre papel. Para Maurício Nogueira Lima elas são, antes de tudo, exercícios de pensar as formas.

Instituto Maurício Nogueira Lima

O Instituto Maurício Nogueira Lima está estabelecido em Campinas desde 2015. Sua sede abriga um rico acervo de documentos pessoais, catálogos, hemeroteca, croquis e materiais de aula produzidos pelo artista e arquiteto, professor de diversas gerações de profissionais atuantes no campo das artes visuais e da arquitetura.

O Instituto Maurício Nogueira Lima está aberto para consultas, acessível a pesquisadores ou interessados na obra do artista. Sua missão é catalogar, preservar, garantir autenticidade, divulgar e fomentar a pesquisa da obra de Maurício Nogueira Lima e da arte brasileira.

Serigrafia

Segundo o material sobre métodos de produção artística, a serigrafia, ou silk-screen, consiste em um processo de impressão que é realizado a partir de um estêncil, em que a tinta é prensada para um substrato por meio de pequenos orifícios.

Originalmente, as telas foram confeccionadas com seda, dando o nome ao processo:

  • Serigrafia: seri (seda) e grafia (escrever ou desenhar) – em grego;
  • Silk-screen: silk (seda) e screen (tela) – em inglês.

 

 

A serigrafia é utilizada principalmente para a impressão de artigos comerciais, como camisas, canecas e cartazes, mas artistas também lançam mão do método para produzir obras de grande beleza e significado. É uma técnica bastante versátil, possibilitando a obtenção de diversos resultados. 

 

 

Serviço

 

Exposição “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor”

 

Dia e hora: 21 de maio às 11h

Entrada franca

Local: Instituto Pavão Cultural

Endereço: Rua Maria Tereza Dias Silva, 708, na Cidade Universitária - Barão Geraldo, Campinas.