Mostra reúne retratos restaurados dos subprefeitos de Joaquim Egídio

O Centro de Cultura Caipira “Casarão”, em Joaquim Egídio, recebe na sexta-feira, 22 de outubro, às 19h, a exposição Olhares Renovados. A mostra reúne retratos restaurados dos subprefeitos do distrito de Joaquim Egídio. O público poderá ver os trabalhos das 9h às 14h, todos os dias, incluindo sábados e domingos até 7 de novembro. Para a abertura, às 19h, haverá a apresentação dos “Os Seresteiros de Sousa”. 

A Galeria de Retratos dos Subprefeitos do Distrito de Joaquim Egídio é uma exposição permanente localizada na entrada principal do prédio da Subprefeitura dentro do complexo tombado entre a Igreja de São Joaquim e São Roque e o “Casarão”, que fica na Rua José Inácio,14, em Joaquim Egídio.

A galeria foi instalada no ano 2000 e contém retratos dos subprefeitos feitos durante seus respectivos mandatos desde 1960 até os dias atuais. A maioria dos subprefeitos são nascidos de famílias da região, e portanto representam por si só patrimônio histórico e de identidade para a população local e seus descendentes. 

Os retratos originais passaram por processos cuidadosos de limpeza, digitalização e edição. A impressão foi realizada em papel de algodão “fine art” e emoldurados com madeira de fonte renovável. Este processo de restauração foi realizado em três meses. 

Os trabalhos são da fotógrafa Daniele Santos do Estúdio Photoesquina 12 com patrocínio da comunidade local e tem apoio cultural do Museu da Cidade e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.