Mozart será interpretado pela Sinfônica de Campinas neste final de semana

O genial Mozart (1756-1791), nome pop que virou marca disputada de bombom e licor e foi o campeão de vendas de CDs em 2016 pela caixa "Mozart 225: The New Complete Edition" (produzida pela Decca em parceria com a Deutsche Grammophon), superando até mesmo artistas blockbuster como Adele e Beyoncé, tem parte de sua obra interpretada pela Sinfônica de Campinas nos concertos deste final de semana. As apresentações acontecem no sábado, 22 de abril, às 20h, e no domingo, 23 de abril, às 11h, no Teatro Castro Mendes. No sábado, os ingressos custam R$ 30 e R$ 15, e no domingo, R$ 6 e R$ 3.

Além das obras de Mozart (Don Giovanni, K.527: Overture; Sinfonia nº 3, em Mi bemol Maior; Sinfonia nº 37, em Sol Maior;  Seis Danças Alemãs, KV 509), a Orquestra executa a composição Suíte nº4, Op.61, chamada "Mozartiana", escrita por P. I. Tchaikovsky (1840-1893) em comemoração aos 100 anos da ópera Don Giovanni.

"Mozart nos deu a grande oportunidade de conhecer sua habilidade em desenvolver tão brilhantemente a linguagem musical", afirma o pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira. "Cronologicamente", prossegue, "temos suas primeiras composições aos cinco anos de idade, que continuam até sua morte prematura, aos 35 anos de idade. Seu pai, violinista e mestre de capela, ao perceber o talento do filho, dedicou-se a ensinar música e o apresentou intensamente em diversas cortes pela Europa. Seu trabalho incessante nos deixou centenas de títulos, entre sinfonias, concertos, oratórios, óperas e música de câmara. Sua personalidade jocosa e cheia de energia está presente em suas composições."

A genialidade de Mozart é tão forte e reconhecida que não à toa o escritor português José Saramago (1922-2010) afirmou sobre a composição "Don Giovanni", uma das mais emblemáticas do compositor, "se há uma ópera no mundo capaz de pôr-me de joelhos, rendido, submetido, é esta”.
Com a abertura de "Don Giovanni", e outras sinfonias e danças, o público terá oportunidade de ouvir, durante os concertos, uma música do futuro feita há mais de 200 anos.

W. A.Mozart (Salzburgo, 1756 - Viena, 1791)
Don Giovanni, K.527: Overture
Sinfonia N° 3, em Mi bemol Maior, K.18/Anh.A 51
Sinfonia No.37, em Sol Maior, K.444/425ª
Seis Danças Alemãs, KV 509
P. I. Tchaikovsky (Votkinsk, 1840 - São Petersburgo, 1893)
Suíte Nº. 4, Op.61, TH 34 em Sol Maior (Mozartiana)

Orquestra Sinfônica de Campinas

Victor Hugo Toro, regente
Quando: sábado, 22 de abril, 20h; domingo, 23 de abril, 11h
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272-9359.
Ingressos: sábado - R$30,00 (inteira), R$ 15,00 (estudantes, aposentados), R$ 10,00 (professores das escolas públicas e privadas de Campinas e das cidades da Região Metropolitana, pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências), R$ 5,00 (estudantes das redes municipal e estadual).