Município de Monteiro Lobato vem conhecer Observatório de Campinas

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini recebeu, no dia 22 de setembro, a visita de comitiva da Prefeitura de Monteiro Lobato. Estiveram em Campinas o prefeito, Edmar José de Araújo, e a primeira-dama, Edna, acompanhados pelo secretário de Meio Ambiente, Edevaldo Oliveira. Eles foram recebidos pelo astrônomo Júlio Lobo e pela equipe do Observatório.

A comitiva veio conhecer o local porque pretendem instalar um equipamento similar em Monteiro Lobato. Júlio Lobo mostrou a eles as instalações, a operação e o funcionamento do Observatório, que é o primeiro equipamento público desse tipo do País.

“Agradecemos toda a atenção dispensada. Ficamos encantados com a estrutura e proposta do Observatório, que vem ao encontro das nossas expectativas e possibilidades de instalação em nosso futuro parque em Monteiro Lobato”, disse o secretário de Meio Ambiente, Edevaldo Oliveira.

Inaugurado em 1977 como Estação Astronômica de Campinas, o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini foi o primeiro observatório municipal do Brasil, além de ser pioneiro na oferta de ação educativa regular. Tem como missão congregar indivíduos interessados na prática da astronomia; divulgar a astronomia entre os estudantes e o público em geral; manter intercâmbio científico entre entidades congêneres; realizar pesquisas no campo da astronomia e ciências afins.