Música clássica: Castro Mendes recebe Concertos Petrobrás EPTV dia 16

O Teatro Castro Mendes recebe na terça-feira, 16 de novembro, às 20h, o trio León, Schaefer, Ring, interpretando peças de Mozart e Schubert. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos duas horas antes do início do evento na bilheteria do teatro.

A realização é dos Concertos Petrobras EPTV. Depois de quase dois anos suspensa, devido à pandemia de covid-19, a série retoma sua tradicional programação que oferece concertos gratuitos pelas cidades do interior do Estado de São Paulo, em uma iniciativa  para a formação de plateias e a difusão da música clássica fora dos grandes centros. 

Formado pelo violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas do Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring, o trio comemora vinte anos de atividades em 2021, ultrapassando a marca de 800 concertos realizados no Brasil, além de Argentina e Chile. O grupo contará ainda com a participação do violinista Abner Landim (spalla da Filarmônica de Goiás) como solista convidado. 

O programa inicia com o Réquiem em Ré Menor, KV. 626, de Mozart, em versão para quarteto de cordas. Uma das obras-primas da música clássica, o Réquiem (missa para os mortos) foi a última composição escrita por Mozart, antes de sua morte. A peça, que ficou inacabada, carrega todo o sofrimento dos últimos meses de vida do compositor. 

Em seguida, o grupo toca o Quarteto nº 14 – A Morte e a Donzela de Schubert, uma das principais peças do repertório para quarteto de cordas. Escrito logo após o compositor saber que estava com sífilis, a obra é marcada por um tom trágico. Schubert reutilizou o tema de sua canção “A Morte e a Donzela” no segundo movimento, de onde se originou o apelido do quarteto. 

Serviço

Concertos Petrobras EPTV 

Trio León, Schaefer, Ring 

Dia: 16/11/2021, 20h

 

Programa 

 

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) 

Réquiem em Ré Menor, KV. 626 [versão para quarteto de cordas (1810) de P. Lichtenthal (1780-1853)]

Franz Schubert (1797-1828) 

Quarteto em Ré menor, nº 14, D. 810 – “A Morte e a Donzela” 

 

 

Teatro Municipal José de Castro Mendes 

Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial – Campinas 

Tel: (19) 3272.9359 

Lugares: 782 

Ingressos gratuitos 

Retirada de ingressos: 2h antes do início do evento na bilheteria do teatro 

Protocolo para prevenção da Covid-19: uso obrigatório de máscaras de proteção facial durante toda a permanência no local; comprovação de esquema vacinal completo, ou, uma dose de vacina e teste negativo para Covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no estabelecimento, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes do ingresso no estabelecimento.