Músicos da Orquestra Sinfônica recebem novo maestro, Carlos Prazeres

O novo maestro Carlos Prazeres foi recebido na manhã desta sexta-feira, 13 de maio, pelos músicos da Orquestra Sinfônica Municipal (OSMC) de Campinas. Foi o primeiro encontro deles e se deu antes do ensaio da Sinfônica, no Teatro Castro Mendes. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, a diretoria da Orquestra e o corpo de músicos deram as boas-vindas ao novo regente titular.

Carlos Prazeres encontrou “amigos” na OSMC. “Estou feliz e empolgado; vejo muitos amigos aqui”, disse. Ele lembrou que, ainda bolsista, viu uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas no Festival de Campos de Jordão. “Eu me lembro da chegada triunfal da Orquestra, que o público era cinco, sete vezes maior que qualquer outra atração. A Orquestra tinha um apelido, 14 Bis, porque o Benito Juarez tinha o hábito de fazer muitos bis. Eu era garoto e, o que mais me marcou, foi a integração da Orquestra com o público”, disse.

E, nessa linha, de manter essa integração com os músicos e a sociedade, Prazeres revelou o desejo de “fazer juntos um trabalho muito bonito com a Orquestra''. O maestro chegou a Campinas na quinta-feira, 12 de maio, e prevê que o semestre será de reconhecimento. O primeiro concerto está previsto para o mês de aniversário de Campinas, em julho.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, agradeceu a resiliência de cada músico e de toda a orquestra. Ela lembrou de todo o trabalho desenvolvido junto à Orquestra desde que assumiu a Pasta, em junho de 2021. “Não foi fácil o ano passado, começar o ano sem uma liderança e a gente sabia disso, mas queria agradecer o apoio porque é isso que essa Orquestra significa”.

“Vocês já passaram altos e baixos e eu enxerguei essa Orquestra. Com muita humildade e com o propósito de aproximar e escutar, fui entendendo a necessidade de vocês”, disse Alexandra.  “Que a Orquestra não se perca nas suas tradições, mas esteja aberta a esse futuro que precisa abraçar. Que a gente voe em céu de brigadeiro a partir de agora com o comando do novo maestro”, finalizou a secretária de Cultura e Turismo.