Músicos e palhaços convidam público a partilhar memórias em rede afetiva

A Feira do Centro de Convivência Cultural de Campinas, conhecida como Feira Hippie, recebe no sábado, 9 de abril, o evento “Esparrama Memória”, grupo de palhaçaria que conta com uma musicista e convida o público de diferentes cidades para compartilhar e trocar memórias afetivas. Serão duas apresentações, às 10h30 e às 12h30.

Segundo os realizadores, trata-se de um cortejo cênico-musical no qual palhaços, palhaças e musicistas andam pelo mundo carregando um grande guardador de memórias. Com muita música, graça e poesia, procuram pessoas que queiram trocar experiências. 

O “Esparrama Memória” é parte do projeto “Circulação Esparrama”, contemplado no edital Proac Expresso Direto, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O projeto passará por 15 cidades do Estado realizando 32 apresentações gratuitas.

O objetivo é que o público possa vivenciar um momento sublime e divertido e se sinta confortável para oferecer uma de suas memórias e receber uma lembrança colhida em outros lugares. O projeto busca criar pequenas interações simbólicas que conectem as diversas cidades visitadas, bordando com muitas mãos uma grande rede de memórias.

“Pensamos em todos os detalhes com relação à segurança sanitária para que, neste momento de retomada das ações presenciais, o cortejo cênico-musical possa  sensibilizar o público para uma interação social delicada, cuidadosa, mas alegre, que valorize a memória e o afeto como elementos essenciais para a construção de novos encontros ”, comenta Iarlei Rangel do Grupo Esparrama. 

Sobre o Grupo Esparrama

Formado em 2012, o Grupo Esparrama tem um intenso histórico de criação teatral voltado para a pesquisa sobre a interação entre teatro, infância, cidade e educação. Em 2021, recebeu do DPH - Departamento de Patrimônio Histórico a Placa do Inventário Memória Paulistana, como reconhecimento da relevância do seu trabalho. Ainda neste ano, ganhou o prêmio APCA 2021, pelo trabalho de escutas realizado virtualmente em 2020 nos projetos “Diz Aí...” e “Vamos Brincar?”.

Recebeu, ainda, diversos prêmios e indicações: Prêmio APCA 2018, Prêmio São Paulo de Incentivo de Teatro Infantil e Jovem 2013, 2015 e 2018, , Prêmio Governador do Estado de SP 2017, Melhores do ano nos Guias da Folha e do Estadão 2016 e Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2013.

Serviço

“Esparrama Memória”

 

Dia: 9/4

Horário: 10h30 e 12h30

Local: Feira do Centro de Convivência Cultural de Campinas

Mais informações: www.facebook.com/grupoesparrama

www.instagram.com/grupoesparrama