O Futuro é tema de convenção de Convenção de Ficção Científica

A 32ª Convenção de Ficção Científica da Base Estelar Campinas acontece no sábado, dia 18 de dezembro, em parceria com o canal Cultura Abraça Campinas da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, no Youtube. O evento é aberto ao público em geral e tem como tema “O Futuro”.

A programação é voltada à discussão das vantagens e desvantagens da exploração espacial em contraposição a preservação do planeta Terra, além de outros assuntos e curiosidades relacionados à ficção científica.

A Base Estelar Campinas, grupo de fãs de ficção científica com 26 anos de existência, dedica-se a divulgar a cultura e o conhecimento relacionados à ficção científica e à ciência em seus canais e páginas nas plataformas Youtube, Instagram, Facebook e Blogspot.

A convenção começa às 14h e poderá ser acompanhada pelo seguinte endereço: youtube.com/CulturaAbraçaCampinas .

 

Programação

14h Abertura do evento – com Renata Alexsandra da Silva, coordenadora das bibliotecas de Campinas, e Walmir Morales, coordenador da Base Estelar Campinas 14h10 Clipe de abertura da programação – por Walmir Morales

 

14:15 - O que vem por aí na ficção científica - com Walmir Morales e convidados Walmir Morales, membro da Base Estelar Campinas, conversa com convidados sobre lançamentos de séries e filmes de ficção científica que estão por vir.

 

14h50 - Apresentação sobre Star Trek: Voyager – com Júlia Renata Massucatto Magalhães Júlia Renata Massucatto Magalhães e Walmir Morales, membros da Base Estelar Campinas, falam sobre a série Star Trek: Voyager que voltou a ser assunto no universo de Star Trek por ter a personagem Capitã Kathryn Janeway incluída na nova série de animação, Star Trek: Prodigy.

 

15h15 – Momento descontração: receita natalina de pudim andoriano – com João Vicentim João Vicentin, membro da Base Estelar Campinas, traz uma receita natalina de pudim inspirada nos Andorianos, raça de cor azul do universo de Star Trek.

 

15h30 - Turismo espacial: Novos rumos na exploração do espaço - com Leonardo Rossetti e Cássio Siqueira Os membros da Base Estelar Campinas Leonardo Rossetti e Cássio Siqueira falam sobre os novos veículos e as empresas que tornam voos suborbitais possíveis para pessoas com formações diversas, não apenas para cosmonautas e astronautas.

 

15h50 – Rumo à fronteira final – com Adriana Ruiz Uma breve apresentação sobre a aventura do ator William Shatner ao espaço, juntamente com a equipe da Blue Origin de Jeff Bezos, e a discussão gerada na ocasião em torno do assunto turismo espacial em contraposição a preservação do planeta Terra.

 

16:10 - Espaço ou Terra: prós e contras - com Walmir Morales e convidados Walmir Morales conversa com convidados sobre os diferentes pontos de vista entre investir na exploração espacial ou focar na preservação do meio ambiente e da vida no planeta Terra.

 

 

Convidados dos painéis de bate-papo:

 

Alexandre Madruga - Jornalista desde 1997 e apresentador do TB News, programa jornalístico semanal do portal Trek Brasilis.

 

Carolina Martins Idelfonso de Souza - Estudante de matemática aplicada na Unicamp, participa desde 2017 do GPEC, Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências, voltado à realização de eventos para a popularização, assim como do projeto Mafalda que proporciona oficinas, palestras e sessões de cinema para meninas do ensino público de Campinas. Fã de ficção científica, principalmente de Star Trek, participa dos eventos da Base Estelar Campinas desde 2016.

 

Fábio Máximo - Analista de sistemas, entusiasta da astrofotografia, fã de ficção científica e parceiro dos eventos da Base Estelar Campinas de longa data.

 

Israel Fick - Biólogo, mastozoólogo que trabalha com gestão e avaliação de impacto ambiental, comandante da Academia da Frota, divisão da Nova Frota, e fundador da Base Estelar 47, clube trekker do Rio Grande do Sul.

 

Newton Uzeda - Fã dos gêneros ficção científica, fantasia e terror, escreve e apresenta resenhas para o site Papo nas Estrelas sempre em busca de novos universos.

 

Thiago A. Maldonado - Formado em administração de empresas, paisagista, fotógrafo, editor de vídeos, fundador da ONG Sou Herói e responsável pelo canal do YouTube Diário do Capitão. Apaixonado pela fronteira final e ficção científica, em especial Star Trek, divulga o universo trekker tanto em vídeos como em eventos temáticos.