O papel artesanal é objeto de exposição na Estação Cultura

A sala expositiva da Estação Cultura recebe a exposição “As Linguagens do Papel”, do artista Clodomiro Lucas, a partir deste sábado, 25 de agosto, às 14h30. A mostra reúne 30 quadros de papel artesanal. 

A exposição reproduz um ateliê de produção de papel artesanal - fonte de pesquisa e trabalho de alguns artistas. A ideia da fabricação surgiu pela falta de variedades de papéis com texturas diversificadas para elaboração dos trabalhos e o alto custo do produto importado. 

Autodidata, Clodomiro Lucas iniciou na arte em 1963. Fez parte do curso de gravura no Núcleo dos Gravadores de São Paulo. Lecionou gravura no Conservatório Carlos Gomes e no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). Foi editor da coluna de artes plásticas do jornal City News. Entre os anos 1967 e 1977, trabalhou como redator do suplemento de artes plásticas do jornal Diário do Povo. Em 1982, coordenou a mostra Mito e Magia Del Colore, no Castel Del Ovo, em Nápoles (Itália). Em 1988, ministrou o curso de papel artesanal na Escuela Superior de Bellas Artes de Buenos Aires (Argentina). Foi coordenador do MACC no período de 1989 a 1991. 

A mostra “As Linguagens do Papel” é uma parceria da Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de Campinas entre Usina Geradora, Ateliê da Estação Cultura e Ateliê Aquastre  do artista João Bosco.

Serviço  

Exposição “As Linguagens do Papel” 

Abertura: 25 de agosto às 14h30. 

Visitação: 25 de agosto a 25 de setembro (segunda a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 20h). 

Onde: Sala de Exposição na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº).