Observatório terá exposições e observação da lua durante o fim de semana

O Observatório Municipal “Jean Nicolini” estará aberto ao público neste final de semana, entre sexta-feira, 8 de abril, e domingo, 10 de abril, das 17h até às 21h, com uma programação especial. Na sexta será inauguada a exposição "Space Art", pela artista Regina Freitas; no sábado, começa a exposição "Centenário de nascimento de Jean Nicolini"; e no domingo, está programado o dia de Observação da Lua. Ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

A partir desta sexta-feira, dia 8, será aberta a exposição "Space Art", da artista Regina Freitas. São 15 quadros que remetem a um passeio cósmico pelos objetos celestes mais lindos e estudados de nossa Via Láctea. Chama a atenção a obra Pilares da Criação, uma nebulosa situada a cerca de 7 mil anos-luz da Terra, inspirada pela célebre e famosa imagem feita desta região celeste pelo telescópio espacial Hubble. O público verá Cometas, Crateras, Planetas e as famosas Plêiades, na constelação de Touro, a aproximadamente 445 anos-luz de distância.

No dia da abertura da exposição, os visitantes poderão observar ao telescópio as Red Star, estrelas com uma tonalidade muito vermelha, onde se destaca a famosa Ruby Crucis.

Com a curadoria de Felippe Whonrath, a exposição ficará aberta ao público durante o mês de abril, às sextas e domingos, das 17h até 21h.

No sábado, 9 de abril, haverá começa a exposição "Centenário de Nascimento de Jean Nicolini". Neste ano completa-se cem anos do nascimento do astrônomo que empresta seu nome ao Observatório Municipal de Campinas, honraria oficializada em 1992. As comemorações vão ser realizadas ao longo do ano. Na exposição que abre sábado, o público poderá conhecer um pouco da obra e da vida de um dos maiores astrônomos do Brasil. As imagens são do acervo pessoal do Julio Lobo, discípulo do Jean Nicolini. O horário de visitação também é das 17h até 21h.

No domingo, 10 de abril, será o dia de Observação da Lua, com um bate-papo sobre as curiosidades, lendas e a ciência que envolve nosso satélite natural. As atividades também serão realizadas entre 17h e 21h.

Sobre Jean Nicolini

Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 9 de abril de 1922, e faleceu em Americana, no dia 23 de julho de 1991. Sua morte foi ocasionada por um acidente automobilístico na Rodovia Luiz de Queiroz, quando se dirigia ao Observatório Municipal de Americana (OMA), para desempenhar suas funções de astrônomo. Jean escolheu ser enterrado no cemitério do Distrito de Sousas, para ficar "perto" do Observatório em Campinas.

Seus pais, Noel Nicolini e Jeanne Cabrit Nicolini eram franceses, razão pela qual cultivava grande admiração por aquele País e fluência no idioma francês. Foi casado com Áurea Nicolini com a qual teve dois filhos. Jean era um homem que perseguia seu ideal e o conquistava a todo custo. Autodidata, foi apaixonado pelas Ciências Humanas e Exatas, mas seu grande interesse e paixão eram norteados pela Astronomia, que exercia nele o maior dos fascínios. Sua musa era Urânia, a Deusa da Astronomia, e com ela embrenhava viagens sem fim pelo mundo mágico da mitologia.

Jean fundou, no dia 15 de outubro de 1948, em São Paulo, o Observatório do Capricórnio, realizando assim seu grande sonho. O nome escolhido para o observatório foi em razão do Trópico de Capricórnio passar próximo a cidade. Entre os colaboradores da fase inicial do Observatório destacavam-se: Rubens de Azevedo, Rômulo Argentiere, Paulo Gonçalves, Francisco Jehovah, Frederico Funari e Norberto Parada. O Capricórnio criou raízes profundas, e seus feitos em prol da divulgação da Astronomia, alastraram-se por todo o território nacional alcançando o exterior.

O nome Jean Nicolini, fundador do Capricórnio, passa a ser conhecido e respeitado e a constar nas páginas da Enciclopédia Delta Larousse do nº 70. Graças ao seu espírito empreendedor, de pesquisa e de amor a Astronomia, faz com que seus trabalhos sejam reconhecidos e respeitados além de nossas fronteiras. Suas atuações na pesquisa observacional voltaram-se principalmente em estudos sobre os Planetas Marte e Vênus, pelo qual foi laureado em 1963 pela Societè Astronomique de France, com o prêmio George Bidault de l’Isle; de 1968 a 1972, participou ativamente do Projeto Apollo da NASA-JPL, com observações lunares para estes Órgãos. Sua maior paixão é voltada para as observações do Sol, ao qual foram dedicados 34 anos ininterruptos de estudos das manchas solares.

Em 1976, muda-se para a cidade de Campinas com sua família, quando recebe convite do então prefeito Lauro Péricles Gonçalves, por ocasião da criação do Observatório de Campinas, para que o Observatório do Capricórnio assinasse convênio de atuação técnico científico, operacionalizando as atividades, numa atuação conjunta. Assim, em 15 de janeiro de 1977, é inaugurada a Estação Astronômica de Campinas. O primeiro Observatório Municipal do País está implantado e mais uma vez o sonho de Jean Nicolini é realizado.

Em 1992, o Observatório passou a denominar-se Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini (OMCJN), ligado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em homenagem à memória do astrônomo Jean Nicolini, por seu renomado trabalho como observador, entusiasta e divulgador da ciência astronômica.

Serviço:

Observatório Municipal “Jean Nicolini”

Dia 8 - Abertura da exposição "Space Art", da artista Regina Freitas

Dia 9 - Abertura da exposição "Centenário de Nascimento de Jean Nicolini"

Dia 10 - Observação da Lua

Horário de abertura ao público nesses três dias: das 17h às 21h