Oficina de expressão corporal trabalha com comunidade trans

Inscrições para 1ª turma virtual do Projeto Identidade e Expressão

O Núcleo Ponte - Pesquisa e Produção Cênica, grupo artístico de Campinas, abriu na última quinta-feira, 18 de fevereiro, as inscrições para a primeira turma das oficinas do projeto Identidade e Expressão, totalmente voltado para a comunidade trans.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 2 de março, com número limitado de participantes. Para se candidatar a uma das vagas, é necessário que a pessoa se autodeclare trans e que preencha um formulário disponível no perfil do Núcleo Ponte no Instagram, @_nucleoponte.

As oficinas serão compostas por exercícios que estimulem a expressividade de cada participante e atividades de criação e improvisação cênica. As aulas consistem no desenvolvimento de atividades que proporcionem a exploração da identidade por meio da dança e do teatro. O primeiro módulo terá cinco oficinas, com cerca de 2h de duração cada, nos dias 4, 11, 18, 25 e 27 de março.

Serão permitidas inscrições de pessoas de todo o Brasil. O projeto foi realizado com recursos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Ao longo das oficinas, o Núcleo trará exercícios rítmicos, de autoconhecimento corporal, alongamentos, relaxamento, técnicas corporais que visem o conhecimento dos elementos que compõem o movimento - como peso, espaço e fluência - e jogos teatrais para desenvolvimento interpessoal.

O projeto Identidade e Expressão é dividido em dois módulos independentes, ou seja, que não precisam de continuidade. O objetivo, segundo a bailarina Flávia Pagliusi, uma das idealizadoras do Núcleo Ponte, é oferecer este encontro consigo mesmo e com os outros através de exercícios que busquem potencialidades expressivas para ajudar na construção da identidade. “Conduziremos os participantes em uma jornada de autoconhecimento corporal, trazendo referências que possam ampliar a representatividade como suporte para a criação e a construção identitária”, conta.

Como parte do encerramento do projeto, os participantes terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em um Sarau Virtual. A data será divulgada posteriormente nas redes sociais do Núcleo Ponte (@_nucleoponte).

Núcleo Ponte

O Núcleo Ponte - Pesquisa e Produção Cênica nasceu em 2021 como fruto de um trabalho desenvolvido pela bailarina Flávia Pagliusi e a atriz Carolina Baraglio no Ambulatório de Gênero e Sexualidades do Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas/SP.

Juntas elas desenvolveram, em 2019, um trabalho de arteterapia como parte da equipe multidisciplinar do Ambulatório, que atua no suporte amplo a pessoas transexuais e travestis.

“Nos apaixonamos por este universo e suas múltiplas possibilidades. Desta experiência surgiu o desejo de construir pontes entre pessoas, lugares e ações para promover oportunidades de convivência, pesquisa e criação em Artes Cênicas”, afirma a bailarina Flávia Pagliusi.

O projeto Identidade e Expressão foi contemplado pelo Edital Ações em Rede, da Prefeitura Municipal de Campinas.

Inscrições para 1ª turma virtual do Projeto Identidade e Expressão

Público-alvo: Pessoas transexuais, travestis e não-bináries

Período de inscrições: 18/02 a 02/03

Onde: Perfil do Núcleo Ponte no Instagram, @_nucleoponte