OSMC apresenta 'Cinema Sinfônico - John Williams 90 anos' dias 11 e 12

Músicas famosas dos filmes Guerra nas Estrelas, E.T., Indiana Jones, Jurassic Park, A Lista de Schindler e Harry Potter serão interpretadas pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), nos dias 11 e 12 de junho. O concerto “Cinema Sinfônico - John Williams 90 anos” é um tributo ao compositor de trilha sonora para filmes mais premiado da história. No sábado, será às 20h, e domingo, às 10h, no Teatro Municipal Castro Mendes.

O concerto fará uma relação entre música e cinema, com interpretação das mais famosas trilhas dos filmes de Steven Spielberg e de George Lucas. A magia dos sucessos será interpretada pela Sinfônica, e através de uma experiência multilinguagens, terá entre uma música e outra, projeções visuais com cenas dos filmes e até a presença de cosplay de personagens do filme Star Wars.

No programa estão as peças famosas nas telonas: Star Wars, Harry Potter  e a Pedra Filosofal, Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida, Jurassic Park e a Lista de Schindler. O maestro Eduardo Pereira é o convidado para reger este concerto.

“John Williams é um dos compositores mais importantes da história do cinema, precisaríamos de vários concertos para apresentar toda a sua obra. Mas traremos algumas de suas músicas mais marcantes”, explica Eduardo Pereira, que possui vasta experiência em espetáculos e grandes musicais.

Para ele, interpretar John Williams é mais que especial. “ É uma honra poder reger as obras originais deste, que é o compositor mais premiado e certamente o mais produtivo da história do cinema. São músicas com um nível de dificuldade extremamente alto e que necessitam de uma extensa instrumentação. Certamente o público vai se impressionar com a quantidade e a diversidade de instrumentos que teremos no palco do Teatro Castro Mendes”.

O maestro citou as palavras de Steven Spielberg sobre a magia das músicas de John Williams nos filmes. “Sem John Williams, bicicletas não voam, nem as vassouras em partidas de Quadribol, nem homens em capas vermelhas. Não existe a "Força", os dinossauros não andam sobre a terra. Não há magia, não há lágrimas. Sem John Williams, nós não acreditamos”.

Eduardo Pereira já dirigiu diversos espetáculos como “Bravo Pavarotti”, “Queen Experience in Concert”, “Anime Live Show”, "Musical Sinfônico" com a atriz Claudia Raia, os musicais “New York, New York”, “A Bela e a Fera”, “A Pequena Sereia”, “A Bela Adormecida”, "Chaplin, O Musical da Broadway", foi maestro nas turnês dos grupos vocais "Il Divo", "Il Volo", do cantor britânico "Louis Hoover", do italiano "Emanuele Servidio", de Thiago Arancam e produziu turnês de Oswaldo Montenegro e Guilherme Arantes.

O concerto terá a participação do 501ST Legion Death Star Garrison, que fará cosplay de personagens da série Star Wars.

Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/73969/d/142451)

E.T. O Extraterrestre | As Aventuras na Terra

Jurassic Park | Tema

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida | Marcha

Harry Potter e a Pedra Filosofal | Suíte

I. Tema de Edwiges

A Lista de Schindler

Guerra nas Estrelas

I. Tema Principal

II. Tema da Princesa Leia

III. Marcha Imperial (Tema de Darth Vader)

IV. Tema do Yoda

V. Sala do Trono e Tema Final

Sobre John Williams

Ele nasceu em 8 de fevereiro de 1932, em Nova York. Assina quase todas as trilhas dos filmes do amigo de Steven Spielberg, tais como os temas inesquecíveis de Jurassic Park, Jaws, Schindler’s List e E.T. Também é parceiro do cineasta George Lucas, sendo o autor das famosas trilhas das bem sucedidas séries cinematográficas Star Wars e Indiana Jones.

Outras trilhas famosas de autoria de Williams são a dos três primeiros episódios da série Harry Potter e a trilha do primeiro filme do Superman estrelado por Christopher Reeve. Com a trilha sonora de The Book Thief, John Williams consegue a incrível marca de 49 indicações ao Oscar, atualmente 50 com o seu novo trabalho para Star Wars.

Por meio de seu trabalho marcado por um estilo grandioso e facilmente reconhecido pelo público, Williams já conquistou cerca de 112 prêmios de 220 indicações segundo o Internet Movie Database, o que o faz o compositor de trilha sonora para filmes mais premiado da história.

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas - Cinema Sinfônico - John Williams – 90 anos

Regência: Eduardo Pereira

Data: 11 de junho – 20h