Pavão Cultural abre em agosto exposição de arte de rua

O Instituto Pavão Cultural, localizado em Barão Geraldo, divulga a programação de agosto. Em parceria com a Casa Ímpar, o Instituto abre no dia 13 de agosto, a exposição “Rua no Pavão”. Com entrada gratuita, a exposição traz obras de diversos artistas de rua de Campinas e eventos como troca de stickers, pintura ao vivo, batalha de rima, apresentação de DJ’s e bboys, além da programação musical da casa.

O horário de funcionamento do Pavão Cultural m agosto é de quarta a sábado, das 15h às 20h. Com abertura antecipada nos dias 13 e 27 para os eventos. O endereço é Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, em Barão Geraldo.

A visitação e as atividades relacionadas à exposição são gratuitas, porém todas as outras necessitam de ingresso. Para informações, como chegar, reservas e valores de ingresso, mande um whatsapp para o número (19) 99633-4104 ou entre contato via instagram @pavaocultural

Confira a programação:

Dia 05/08: “CRUA” por Jacque Falcheti, às 20h. Entre acordes delicadamente escolhidos a dedo, voz ao pé do ouvido e silêncios nas texturas dos arranjos, o show é um convite para uma pausa no dia, um café e uma reflexão ao íntimo. Além das canções inéditas de Jacque Falcheti, o show traz releituras de clássicos da música brasileira que dialogam com o tema.

Dia 06/08: “Encontro” por Duo Camaleão, às 20h. O show Encontro propõe uma conexão entre a MPB e a música latino-americana, ambos gêneros de raízes populares. O duo conta com a participação dos músicos Jeison Cruz Chávez (Peru) e Henrique Simas (Brasil), apresentando arranjos e releituras autorais.

Dia 12/08: “A música de João Donato e Johnny Alf” por Eliza Basile e Victor Polo, às 20h. Neste encontro das cordas, Eliza Basile (guitarra) e Victor Polo (violão) se juntam para interpretar temas de cancioneiro de dois mestres da música popular brasileira: João Donato e Johnny Alf. Ambos são compositores de grande importância, considerados precursores da bossa-nova e de novas formas de tocar samba. Assim, o repertório conta com clássicos como Amazonas (Donato) e Rapaz de Bem (Alf), além de outros temas preciosos, embora menos conhecidos.

Dia 13/08: Abertura da exposição “Rua no Pavão”, às 13h. A exposição, que acontece em parceria com a Casa Ímpar, contará com obras de diversos artistas de rua da região de Campinas, além de pintura ao vivo e troca de stickers, que acontecerão até às 17h do mesmo dia. A exposição vai até 03 de setembro e seu encerramento acontecerá com apresentação de DJ’s, bboys e batalha de rima.

Às 20h acontecerá a apresentação “Violão Caboclo”, de Rafael Schimidt. Espetáculo onde o músico sensivelmente se abre, como caipira que é, nos conduzindo em releituras da música caipira, arranjadas para violão solo, num trabalho inédito na música brasileira. O repertório conta com músicas como menino da porteira, disparada, comitiva esperança e outros clássicos, além de canções autorais e instrumentais.

Dia 19/08: “Reticente”, às 20h. Reticente se direciona aos palcos com músicas que circulam pelo Folk, com intersecções com a música brasileira e letras que remetem à dicção da poesia contemporânea, investigando as possibilidades da canção. Do impacto de músicas que misturam voz e violão com o som de sintetizador, esta apresentação encontra no entreolhar e no entreouvir do público com o palco experimental, uma possível manifestação para o diálogo entre o interno e o externo, idas e vindas, saudade e circulação.

Dia 24/08: “Vozes não-acompanhadas” por Mariana Maia e Chululu (Stephanie Borgani & Isabel Crespo Pardo). Esta apresentação dupla explora as possibilidades da voz a capela, em formato solo, duo e trio. Mariana Maia apresenta o repertório do seu show solo, com canções que contemplam músicas autorais e músicas do compositor Guinga, em arranjos para uma única voz. Já o duo vocal Chululu explora a diversidade musical brasileira dos anos 70, com um repertório que passeia pelo samba, bossa-nova e MPB, destacando as possibilidades múltiplas da voz humana. Essa apresentação será a estréia da turnê Chululu.

Dia 26/08: Max Trio, às 20h. Formado por Lucas Slanzon (bateria), Hugo Fonseca (contrabaixo) e Mateus Martins (guitarra), Max Trio se reúne para apresentar ao público um repertório autoral e de artistas que influenciaram a trajetória do grupo. Com composições que transitam entre diversos gêneros, o trio busca expressar uma identidade própria, sempre guiados pela espontaneidade e capacidade criativa dos integrantes.

Dia 27/08: Vivência Ludi-Cor-Criativa, às 9h. Esta é uma vivência pensada para convidarmos famílias – adultos que ocupam um lugar de cuidadores no papel de mães, pais e seus filhos. Convidamos os pais a “botarem a mão na massa” junto às crianças que são bem-vindas em todas as idades, e familiares que convivam com elas também (avós, tios, etc).

Jogos de tabuleiro&Arte, às 14h. Board Games&Arte é uma iniciativa original do Pavão Cultural e da Vila Meeples de oferecer um espaço de artes para os jogos de tabuleiro. Todos os jogos são totalmente analógicos e promovem interações presenciais entre os praticantes. Há jogos para todas as idades e a possibilidade de apreciar e conhecer as obras de artes visuais expostas no espaço.