Planetário recebe exposição de artes plásticas sensoriais "Ver e Viver"

Até 29 de agosto, o Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas recebe a exposição de artes plásticas Ver e Viver, um projeto de arte sensorial inclusivo que levará seus visitantes a experimentar estímulos como o tato, olfato, audição e paladar, muito além da visão. A exposição pode ser visitada de domingo a quinta, das 8h às 20h.

A temática proposta pela mostra, produzida pelos artistas Jésus Seda e Clara Aidar, é utilizar a força mobilizadora da arte para provocar uma reflexão sobre as deficiências, principalmente a visual. Para isso, todos os visitantes receberão uma venda descartável, e terão contato com obras que aguçam todos os sentidos.

A relevância cultural dessa exposição "justifica-se pelo caráter contemporâneo das obras e pela característica tridimensional, que proporciona acesso tátil às mesmas. O resultado artístico é o diálogo direto com o visitante: provoca uma reflexão sobre as dificuldades da deficiência visual e exerce a empatia, tudo através do toque, o que nem sempre é autorizado em galerias de arte", afirmam os artistas.

O foco é apresentar um ambiente inclusivo, que pode ser apreendido por pessoas com e sem deficiência. A exposição permite que todos enxerguem as esculturas com as mãos, sintam seu cheiro e ouçam a explicação textual das obras. Haverá também a presença de monitores.

A exposição Ver e Viver é uma realização do Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da 3S Produções e apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.

Exposição Ver e Viver

Quando: até 29 de agosto. De domingo a quinta, das 8h às 20h.

Onde: Museu Dinâmico de Ciências de Campinas/Planetário (Parque Portugal - Avenida Dr. Heitor Penteado, s/nº, Taquaral).

A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.