PPB promove eventos para valorizar o Poeta Vivo e se aproximar do público

O Portal do Poeta Brasileiro (PPB) realizará de 12 a 15 de maio o XVII Encontro de Poetas do Brasil, em Campinas. A abertura será às 12h, com exposição de poemas no saguão da Prefeitura Municipal de Campinas, apresentação musical e intervenções poéticas. O encontro tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação através da Coordenadoria Departamental de Bibliotecas.

"Acreditamos na arte como meio de transformação. Sempre que fazemos nossos encontros em Campinas, nossos poetas vão às bibliotecas, escolas e praças apresentar seus mais diversos projetos educacionais, e promover a interação com o público", relata a presidente do PPB, Aline Romariz.

Sobre o PPB

O Portal do Poeta Brasileiro nasceu em Campinas, em 2010, como uma instituição sem fins lucrativos. Reúne cerca de três mil poetas de vários Estados brasileiros, e tem como objetivo a valorização do Poeta enquanto ainda em vida.

O Portal já realizou quinze encontros presenciais, em cidades diferentes, dos quais seis em Campinas. Por sete anos participou da Semana Guilherme de Almeida.

Em dezembro de 2012, foi criada a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (ANLPPB), com o objetivo de escolher líderes, em todo o País, responsáveis por formar núcleos em suas regiões. O trabalho visa atingir a meta da entidade: “a valorização do Poeta Vivo, além de desenvolver projetos que possam agregar valores, como o incentivo à leitura e o resgate da cultura brasileira, tão imprescindíveis à formação educacional de todo o indivíduo”, diz o material de divulgação do PPB.

12/05

- 12h - Abertura da exposição de poemas no saguão da Prefeitura Municipal de Campinas, com apresentação musical e intervenções poéticas;

- 15h - Apresentação do projeto "Brincando com as Palavras", na Casa Primavera. Com Marilene Teubner e Maria Tereza Moreira;

- 19h30 - Abertura do Encontro na Academia Campinense de Letras (ACL) – comemoração dos dez anos da Academia com lançamento de livros, teatro, música.

13/05

- 9h - Apresentação do projeto "Uma história por um Sorriso", na Biblioteca Pública Infantil Monteiro Lobato, com Helena Agostinho;

- 14h - Apresentação do projeto "Respeitando as diferenças - Prevenção ao Bullying", na Biblioteca Pública Infantil Monteiro Lobato, com Sandra Ribeiro;

- 14h - Apresentação do projeto Capacitação: "Vivências e resultados através da leitura", na Biblioteca Pública Cora Coralina, com Marilene Teubner;

14h - Apresentação do projeto " O Cordel e o Cordelismo", na CEFORTEPE - Secretaria Municipal de Educação, com João Gomes de Sá;

- 14h - Apresentação do projeto "Contar  e  Cantar", na Biblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida. Com André Gandolfo e Karen Rodrigues.

- 15h - Visita dos poetas ao Terminal Central: “Poesia no ônibus”;

- 20h - Grande Sarau- Espaço Cultural Garden. Rua Ana Jarvis, 58, Cambuí.

14/05

- 9h - Ação Cultural na Feira do Centro de Convivência com contação de histórias, declamações, música, doação de livros, exposição de xilogravuras, teatro, cordéis e muito mais;

- 15h - Oficina de declamação com Lisa França. Hotel Euro Suits;

- 19h30- Serenata até a rua Buarque de Macedo, 1760, no Jd Brasil, onde acontecerá a Sessão Aberta da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.

15/05

- 10h - Despedida no hotel Euro Suits