Praça Carlos Gomes recebe show "Seresta na Praça" dia 29 de abril

O cantor Roberto Seresteiro apresenta no dia 29 de abril, às 19h, na Praça Carlos Gomes, o show Seresta na Praça. A entrada é gratuita. É um show que visa resgatar um importante gênero musical brasileiro que fez parte da época de ouro: a seresta. A apresentação vai relembrar os tempos em que a música acontecia nos coretos, ao ar livre. 

Roberto Seresteiro estará acompanhado dos músicos Fabinho Soares (Violão 7 Cordas), Cleber Silveira (Acordeom), Artur Macedo (Cavaquinho) e Cibele Palopoli (Flauta). A produção é de Vanda Fiorani. 

Além de cantar, Roberto, que também é professor e historiador da música brasileira, contará várias histórias sobre as canções, cantores e compositores que viverão para sempre na nossa história. 

Lei de incentivo 

O show será realizado através do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc - Prêmio Por Histórico de Realização em Música. O evento é uma ação de contrapartida à Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura recebe do governo federal os recursos da Lei Aldir Blanc. A verba é destinada a artistas, trabalhadores do setor de cultura e espaços culturais que tiveram as atividades interrompidas em razão da pandemia do coronavírus. 

 

Repertório 

 

1 - Noite Cheia de Estrelas (Cândido das Neves) 

 

2 - Lua Branca (Chiquinha Gonzaga) 

 

3 - Malandrinha (Francisco Freire Junior) 

 

4 - Casinha Pequenina (domínio público) 

 

5 - Ontem ao Luar (Pedro de Alcântara e Catullo da Paixão Cearense) 

 

6 - Casinha da Colina (Pedro de Sá Pereira e Luiz Peixoto) 

 

7 - Casa de Caboclo (Heckel Tavares e Luiz Peixoto) 

 

8 - A Casa Branca da Serra (Guimarães Passos e Miguel Emídio Pestana) 

 

9 - Luar do Sertão (Catullo da Paixão Cearense) 

 

10 - Chuá Chuá (Pedro Sá Pereira e Ary Pavão) 

 

11 - Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda (Lamartine Babo e Francisco Mattoso) 

 

12 - Chão de Estrelas (Silvio Caldas e Orestes Barbosa) 

 

13 - E o Destino Desfolhou (Gastão Lamounier e Mário Rossi) 

 

14 - Serenata (Silvio Caldas e Orestes Barbosa) 

 

15 - Rapaziada do Braz (Alberto Marino e Alberto Marino Jr) 

 

6 - Boa noite, Amor (José Maria de Abreu e Francisco Mattoso) 

 

 

Sobre o seresteiro 

 

Nascido em Piracicaba, desde pequeno já gostava de cantar e foi incentivado pelo avô, Amando Saglietti, colecionador de discos e livros, a apreciar a música popular brasileira, principalmente da chamada "Época de Ouro". Na adolescência, passou a frequentar rodas de choro, samba e seresta na sua cidade natal, tendo contato direto com diversos músicos e cantores da região. Começou a cantar profissionalmente aos 19 anos, em 2003, no evento mensal intitulado Noite de Seresta, promovido pela prefeitura de Piracicaba. Seu estilo peculiar de canto, que lembra os velhos tempos, somados ao repertório característico e à ênfase na interpretação, nos transportam para o passado e nos reconectam com nossas emoções e raízes. Apontado como um dos últimos representantes da seresta, Roberto se apresenta regularmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. 

 

Desde 2018, participa como jurado do programa musical Canta Comigo, exibido pela TV Record. Roberto Seresteiro já dividiu o palco com nomes consagrados da música popular brasileira, tais como Inezita Barroso, Roberto Silva, Dóris Monteiro, Ana Bernardo, Roberto Luna, Dona Inah, Agnaldo Rayol e Cauby Peixoto. Também cantou ao lado de talentos da nova geração, como Adriana Moreira, Tuco Pellegrino, Nina Wirtti, Márcio Gomes, entre outros. Apresenta-se regularmente em várias unidades do SESC da capital paulista, tais como SESC Consolação, Vila Mariana, Santana, Pompéia, Ipiranga, Santo Amaro, além das unidades de outras cidades, tais como os SESC Campinas, Presidente Prudente, Bertioga, Piracicaba e São Carlos.

 

 

Serviço

 

Show Seresta na Praça

 

Dia e hora: 29 de abril, às 19h

 

Local: Praça Carlos Gomes

 

Entrada gratuita