Praça Carlos Gomes será palco de concerto musical que une Brasil e Itália

A Praça Carlos Gomes será palco da apresentação musical: "Brasileiriana”, com a cantora Mel Freire, neste domingo, dia 5 de junho, às 17h. A entrada é livre. "Brasileiriana”, a junção da brasileira e italiana é o nome do encontro musical entre Brasil e Itália por ocasião da celebração da Festa da República Italiana, comemorada dia 2 de junho.

Em comemoração à data, o Consulado Geral da Itália, em São Paulo, organiza a turnê deste concerto. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

O cônsul geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara e a cônsul adjunta Lívia Satullo participarão do evento.

Como indica o nome, o projeto intenciona levar o público em uma viagem musical entre os dois universos musicais, o italiano e o brasileiro. Mel Freire cantará canções de Chico Buarque, Vinicius De Moraes e Tom Jobim e de Gino Paoli, Pino Daniele ou Lucio Dalla.

Para este show, Mel Freire se apresentará com o violonista, cantor e compositor Fred Martins, o compositor e pianista italiano de jazz Pierpaolo Principato, apreciador da Música Popular Brasileira e da Bossa Nova e com os músicos brasileiros Alex Rocha (baixo) e Marcelo Costa (percussão).

Segundo os organizadores, com este Quinteto Ítalo-Brasileiro, Mel Freire apresenta um repertório rico em trocas musicais e poéticas que consegue aliar sua expressividade, criando assim um universo sonoro original, único e inédito no Brasil.

A turnê, inserida no âmbito da resenha “A caminho do Interior” levará a cinco cidades do Estado de São Paulo, incluída a capital paulistana, o show de Mel Freire.

Mel nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, porém cresceu na Itália, em Roma, sempre vivendo entre os dois continentes. A cantora ítalo brasileira agora está no Brasil especialmente para esta sequência de shows em celebração do aniversário da República Italiana.

Todos os concertos são gratuitos e abertos ao público, seguindo o espírito de inclusão próprio das comemorações do Dia Nacional da Itália. Por meio desse evento o Consulado Geral da Itália confirma a intenção de promover a cultura italiana além da capital paulista, levando os eventos ao interior de São Paulo para homenagear também os italianos que moram fora da capital.

"Brasileiriana”, com a cantora Mel Freire.

Dia e hora: Domingo, dia 5/6, às 17h

Local: Praça Carlos Gomes, Centro, Campinas.

Entrada livre

Realização: Consulado geral da Itália

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.