Prefeito prestigia concerto de abertura da temporada 2022 da Sinfônica

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas abriu a temporada de concertos 2022 homenageando o Dia Internacional da Mulher. A apresentação na noite de sexta-feira, 11 de março, no Teatro Municipal Castro Mendes, contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi; da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; do vereador Higor Diego, representando a Câmara de Vereadores; além de convidados. O concerto foi gratuito e haverá uma segunda apresentação – também com entrada franca –  neste sábado, dia 12 de março, às 19h.

O prefeito disse que o concerto que foi aberto ao público é especial após dois anos de dificuldades e restrições da pandemia de covid-19. Em seu discurso, ele lembrou os dias difíceis com o teatro fechado e vazio e as apresentações online. “A presença de vocês aqui é uma benção”, destacou. “Iniciar a temporada da Sinfônica com o primeiro concerto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher é realmente emocionante. Para quem viveu dias difíceis da pandemia é um sinal de retomada”, afirmou.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, enalteceu a participação da mulher “de poder ocupar as posições que elas quiserem”, destacando as musicistas da Orquestra e também as que foram convidadas para o concerto: a maestrina Claudia Feres, regente titular e diretora artística da Orquestra Municipal de Jundiaí; e também como solista, a pianista Juliana D’Agostini. “É motivo de muita alegria retomar essa temporada de 2022. A gente sonha coisas maravilhosas para esta Orquestra e tenho certeza que vocês, que vieram ao concerto, também compartilham conosco essa vontade que ela (Orquestra) esteja sempre no coração dos campineiros e ganhando a relevância que ela merece ter. E também é muito boa essa oportunidade de estar celebrando o Dia Internacional da Mulher com essas mulheres que têm o dom da arte”.

Alexandra homenageou as musicistas da Orquestra que participaram do concerto: Ana Arakawa (violino), Carol Uchôa (viola), Cíntia Bueno (fagote), Danielle Lessa (violino), Glaucia Peruchi (violino), Lara Ziggiatti (violoncelo), Priscila Beluchi (viola), Natalia Calandrin (tímpano), Fernanda Ribeiro (percussão), Glaucia Chignolli (viola) e Renata Rodrigues (contrabaixo).

Também estavam entre os convidados a maestrina do Grupo Primavera, Sandra Ciocci, e a professora doutora da Unicamp Denise Garcia, que tem uma das suas obras executadas no concerto. No programa são apresentadas as obras: “Homenagem a kilkerry”, de Denise Garcia; “Concerto para Piano e Orquestra nº 1”, de Félix Mendelssohn-Bartoldy; e “Suíte Orquestral Callirhoë”, de Cécile Chaminade.

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher e Abertura da Temporada 2022

Dia e horário: 12 de março (sábado), às 19h.

Local: Teatro José de Castro Mendes

Ingresso: gratuito

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro com duas horas de antecedência. No sábado, a retirada do ingresso será a partir das 17h. A retirada dos ingressos é por ordem de chegada.

Haverá Food Trucks na praça em frente ao teatro.