Produção editorial e leitura na primeira infância são temas de apresentações virtuais

“O processo criativo de um livro” e “A importância do incentivo à leitura na primeira infância” são os temas de apresentações virtuais que a Track Comunicação, de Campinas, está disponibilizando gratuitamente na internet aos interessados em conhecer as etapas de concepção e publicação de livros e também em saber mais sobre os benefícios e as contribuições do hábito da leitura para as crianças. O primeiro tema já pode ser conferido no site trackcomunicacao.com.br . O segundo tema será a partir do dia 30 de março no mesmo endereço. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura

Em “O processo criativo de um livro”, Silvia Maria Track, diretora da Track Comunicação, compartilha toda a sua experiência no desenvolvimento de mais de 15 projetos de estímulo à leitura por meio de leis de incentivo fiscal, voltados principalmente a crianças e deficientes visuais. Algumas dessas obras são Brisa Brilho, de Kathia Vieira; Mãe da Vida, de Suzana Montauriol; Apito Apitô Pito Pitô; Presente Amigo; e Asas de um Sonho – Uma viagem com Santos Dumont, os três últimos de André Ceolin.

Especializada em produção cultural, a Track Comunicação foi fundada em Campinas em 2005. Nos quase vinte anos de trajetória da empresa, Silvia promoveu ainda encontros, sessões de autógrafos e fotos com autores, ilustradores e contadoras de histórias que permitiram estreitar o relacionamento com os leitores mirins em diversas cidades do Estado de São Paulo.

“Sempre gostei de me sentir como parte da criação de um livro infantil. Por isso, ao produzir uma obra para esse público, procuro contar com a parceria de profissionais apaixonados pelo que fazem. Isso faz uma grande diferença no resultado final do trabalho”, conta Silvia.

“Adoro ter a liberdade de trocar ideias, dar asas para a imaginação, soltar a criatividade com os autores e ilustradores. É um momento mágico, inspirador, onde me conecto com a minha paixão pelos livros e juntos construímos o processo criativo para publicar um livro infantil”, completa a diretora da Track Comunicação.

Já na apresentação “A importância do incentivo à leitura na primeira infância”, com revisão técnica e assessoria pedagógica de Jonathas Müller, são mostrados e comentados os resultados da última pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), Itaú Cultural e IBOPE Inteligência com o intuito de identificar qual o papel da leitura na vida da população brasileira e como se dá o acesso a esse bem cultural. Silvia também sugere títulos para pais e responsáveis estimularem o interesse pelos livros entre os pequenos leitores.

O conteúdo das apresentações e a relação de obras sugeridas para a primeira infância estão disponíveis no site trackcomunicacao.com.br