Programação da 25ª Semana Italiana de Campinas começa sábado

Com uma intensa programação cultural e gastronômica, começa no próximo sábado, dia 6 de abril, as comemorações da 25ª Semana Italiana de Campinas, organizada pela Casa D’Itália, com o apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria Municipal de Cultura, e do Vice-Consulado da Itália. A Semana Italiana foi criada com o objetivo de valorizar as tradições italianas tão marcantes no País e também na Região Metropolitana de Campinas.

O hasteamento da bandeira e a execução dos Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro, na sede Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí), no próximo sábado, às 12h, marca a abertura da Semana Italiana. O evento contará com a participação do Coral Pio XI e regência do maestro Márcio Urban.

No domingo, dia 7 de abril, está programada uma missa celebrada em italiano pelo Padre Alfiero, com o Coral Santana, na Igreja São Joaquim e São Roque, no distrito de Joaquim Egídio. Na sequência, a Casa D’Itália promoverá sua tradicional Spaghettata, no salão social da Subprefeitura de Joaquim Egídio. Durante a festa, serão distribuídos gratuitamente mais de 1.500 pratos de espaguete para os presentes, a partir das 12h.

Para a Spaghettata, a Casa D’Itália reservou cerca de 80 quilos de massas, 40 litros de molhos e 15 quilos de queijo. Três cozinheiras prepararão a refeição e vários voluntários da entidade estão escalados para ajudar a servir a pasta. A festa contará também com a apresentação de Jonas Francisco, um dos principais intérpretes da música italiana da região de Campinas.

Do lado de fora do salão, na Praça Dom Agnello Rossi, barracas e food trucks vão oferecer porções de comidinhas típicas italianas, como massas, polenta e doces, a preços bem acessíveis para a população.

A Semana da Comunidade Italiana prossegue até o dia 14 de abril com várias atividades, como exposição de fotos italianas, apresentação de música lírica, sessão de cinema e a grande Festa Italiana, no encerramento, no Largo Santo Cruz, no Cambuí.

Confira a programação da 25ª Semana Italiana de Campinas:

6 de abril (sábado)
12h - Abertura da Semana Italiana com o hasteamento da bandeira e a execução dos Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro, com a participação do Coral Pio XI e regência do maestro Márcio Urban, na Casa D’Itália (Rua dos Bandeirantes, nº 367, no Cambuí).

7 de abril (domingo)
11h - Missa celebrada em italiano pelo Padre Alfiero, com o Coral Santana, na Igreja São Joaquim e São Roque, em Joaquim Egídio.

12h – Tradicional Spaghettata no Salão da Subprefeitura de Joaquim Egídio, com som ao vivo, e comidinhas típicas na Praça Dom Agnello Rossi. Entrada gratuita.

8 de abril (segunda-feira)
20h – Vernissage da exposição “Tra Porte e Angoli” - Um Passeio por Marche, Umbria, Toscana e Lazio -, de Lalá Ruiz, retrata o cotidiano da região central da Itália, na Casa D’Itália (Rua dos Bandeirantes, nº 367, Cambuí). Entrada gratuita.

9 de abril (terça-feira)
20h - Entrega do Título de Cidadão Campineiro ao empresário Antônio José Scalabrini, na Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, nº 367, Cambuí). Só para convidados do homenageado.

10 de abril (quarta-feira)
19h - Apresentação da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), na Casa D’Itália (Rua dos Bandeirantes, nº 367, Cambuí). Entrada gratuita.

11 de abril (quinta-feira)
19h - Sessão de Cinema com o filme “Perfeitos Desconhecidos”, uma comédia tipicamente italiana dirigida por Paolo Genovese, com apresentação de Laura Ligabò, na Casa D’Itália (Rua dos Bandeirantes, nº 367, Cambuí). Entrada gratuita.

12 de abril (sexta-feira)
19h - Sessão de Cinema com o filme “7 Km de Jerusalém”. A película faz uma representação moderna de Jesus e busca unir religiões. Após a sessão haverá DVDs disponíveis para a venda, na Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, nº 367, Cambuí). Entrada gratuita.

14 de abril (domingo)
A partir das 12h – Festa Italiana com barracas de comidas típicas, food trucks, bebidas e música ao vivo, no Largo Santa Cruz, no Cambuí. Entrada gratuita.