Registro urbano do ciclista e artista Raphael Franco em exposição no MACC

"Corpo-Cidade-Corpo"é o nome da exposição do artista Raphael Franco, que poderá ser conferida a partir desta sexta, 9 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas 'José Pancetti' (MACC). O vernissage acontece na quinta, 8, às 19h.

 Com curadoria do crítico e curador André Leal, a mostra apresenta a relação que o artista e ciclista Raphael Franco desenvolve com a cidade. Registros cartográficos, mapeamentos poético e coletas de elementos que constituem o solo urbano são trazidas ao público por meio de trabalhos bidimensionais, tridimensionais e vídeos. Entre eles, destaca-se o projeto “Corpo-cubo”, no qual o artista converte o peso do seu corpo em artefatos coletados no solo da cidade, ao passo que traduz o volume de seu corpo em uma caixa feita de madeira.

Nas palavras do curador, “o artista busca absorver – visceralmente – de diferentes maneiras sua experiência urbana. Raphael sempre colocou seu corpo na cidade, circulando incansavelmente de bicicleta por suas ruas. Esse trânsito diário pelas ruas da cidade, com seu corpo ali, a alguns centímetros do chão, levaram Raphael a aprofundar a relação visceral que tem com a cidade, buscando incorporar esse ambiente, mapear seus cantos mais ínfimos e íntimos, colocar suas próprias geografias em contato com aquela que rege multidões de corpos diariamente perfazendo suas rotinas".

Há mais de 10 anos, Raphael Franco desenvolve um trabalho que dialoga de forma enfática com arquitetura e urbanismo. O artista examina a cidade e as forças que orientam seu crescimento, atentando para as tensões ligadas à especulação imobiliária, o planejamento urbano e relação entre tecido humano e urbano.

Serviço
Exposição "Corpo-Cidade-Corpo", de Raphael Franco.

Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Av. Benjamin Constant, 1633 - Centro, Campinas).

Visitação: 9 de novembro/2018 a 6 de janeiro/2019.Terça a sábado, 10h às 18h | quinta, 10h às21h | domingo e feriados, 9h -12h.

Entrada gratuita.